Palestrantes

  • Ram Charan

    Ram Charan

    Consultor de negócios, escritor, professor e palestrante

    Reconhecido mundialmente, atua há mais de 40 anos com CEOs, diretorias e executivos de empresas globais. Foi membro da Harvard Business School e Northwestern University, é o autor de diversos livros incluindo os best sellers Execution, Confronting Reality e The Attacker’s Advantage. Além de aconselhar e treinar líderes, Charan atua em vários conselhos nos EUA, Turquia, China, Índia e Brasil. Recebeu prêmios de melhor professor da Wharton, Northwestern, e do Centro de Aprendizado da GE, em Crotonville, Nova York, e em 2005 foi eleito Membro Ilustre da Academia Nacional de Recursos Humanos.

  • Leandro Karnal

    Leandro Karnal

    Historiador, doutor em História Social pela USP e professor na Unicamp

    É reconhecido em todo o país como importante palestrante, intelectual e formador de opinião. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos do Brasil, como “O Inferno Somos Nós”, “Todos Contra Todos”, “Crer ou Não Crer”, “Santos Fortes e Diálogo de Culturas”. Participa de programas como o Jornal da Cultura, Café Filosófico CPFL e é colunista fixo do jornal O Estado de S. Paulo.

  • Luís Ricardo Marcondes Martins

    Luís Ricardo Marcondes Martins

    Diretor-Presidente da Abrapp

    Membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), foi diretor Presidente da OABPrev-SP, diretor jurídico Abrapp, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP, presidente da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP. Vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC), representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, e também diretor superintendente da Mongeral Aegon Fundo de Pensão.

  • Gustavo Caetano

    Gustavo Caetano

    Fundador e CEO da Samba Tech

    Fundador e CEO da Samba Tech. Já compartilhou suas experiências em eventos no MIT, ONU NASDAQ. Foi nomeado o CEO do ano pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, melhor fundador pelo site americano The Next Web, um dos 50 mais inovadores do Brasil pelo Meio & Mensagem, um dos 10 jovens mais inovadores do país pelo MIT, e também foi nomeado pelo site americano Business Insider como o Mark Zukerberg (fundador do Facebook) brasileiro. É o autor do best seller “Pense Simples” e recebeu recentemente a Medalha JK.

  • Adriana de Carvalho Vieira

    Adriana de Carvalho Vieira

    Especialista da UniAbrapp

    Advogada graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócia do escritório Messina, Martins, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, membro do Conselho Deliberativo da OABPrevSP, membro da Comissão de Previdência Complementar da OAB SP, representante indicada pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp ) no Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (CODIM). Especialista da UniAbrapp nas disciplinas Jurídica e Governança Corporativa, foi coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Governança da Abrapp. Profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

  • Alessander Luís Brito e Silva

    Alessander Luís Brito e Silva

    Gerente Executivo da CAVA

    Gerente da Caixa Vicente de Araújo (CAVA), contador, com MBA em Previdência Complementar, Controladoria e Auditoria, coordenador da CTR Leste de Contabilidade da Abrapp/Ancep e diretor da Ancep Regional Leste.

  • André Miceli

    André Miceli

    Coordenador do MBA em Marketing Digital da FGV

    Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Certificado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. É graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela PUC-Rio. Coordenador acadêmico do MBA em Marketing Digital e do Programa C-Level em Transformação Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ganhou mais de 20 prêmios de internet e tecnologia, incluindo o melhor aplicativo móvel desenvolvido no Brasil. Autor dos livros “Estratégia Digital: vantagens competitivas na internet” e “UML Aplicada: da teoria à implementação”. É ainda fundador e diretor executivo da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de TI do Brasil, e da agência digital IInterativa, atuando com clientes de diversos segmentos. É colunista do Jornal do Brasil e comentarista da Rádio Jovem Pan sobre os temas Tecnologia, Negócios e Sociedade.

  • Antônio Carlos Bastos d’Almeida

    Antônio Carlos Bastos d’Almeida

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduado em MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Administração (UFMG) e em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA). Assessor de Risco da Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz). É membro da CTN de Governança da Abrapp desde 2008 e foi membro da CTN de Controles Internos e Compliance da Abrapp (2005 a 2007). É coautor do livro “Gestão Baseada em Riscos”, professor do Curso de MBA em Previdência da Universidade Agostinho Neto em Angola (2013 e 2014) e conselheiro fiscal da Norte Energia S/A (2013). Certificado pelo ICSS com Ênfase em Administração e pelo DRI International, como Associate Business Continuity Professional. Prêmio “Melhor Profissional de Controle de Risco em Fundos de Pensão – 2013 e 2014” pela revista Investidor Profissional. Certified ISO 31000 Risk Management Professional – C31000.

  • Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

    Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

    Especialista da UniAbrapp

    Advogada formada pela Universidade de São Paulo, é sócia fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados. É coordenadora da Comissão de Ética do Sistema Abrapp/Sindapp, consultora de entidades fechadas de Previdência Complementar e membro do Conselho Deliberativo da OABPREV São Paulo, árbitro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem-CMCA/PREVIC e da CAMES BRASIL – Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada, sócia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), instrutora de cursos da UniAbrapp e colaboradora do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM).

  • Arlete de Araújo Silva Nese

    Arlete de Araújo Silva Nese

    Especialista da UniAbrapp

    Doutora em Administração com ênfase em Finanças e Governança Corporativa pela FEA USP e Mestre Profissional em Administração pelo Insper com foco em Estratégia. Professora no Insper; Sócia fundadora da Consultoria ON Valor especializada em Previdência Complementar e Gerenciamento de Projetos; Administradora de Carteiras autorizada pela CVM e Certificada pelo ICSS. Atuou na gestão de investimentos em EFPC – Banesprev. Previamente, coordenou o projeto de IPO da JSL S.A e exerceu funções no Santander. Autora de artigos sobre governança corporativa e fomento da previdência complementar fechada, com prêmio de melhor trabalho em seminário da FEA USP e menção honrosa em concurso promovido pela PREVIC, ANFIP e ABRAPP.

  • Beto Scretas

    Beto Scretas

    Diretor Executivo da ICE

    Formado em Economia pela FEA-USP, atuou por 25 anos no mercado financeiro, com foco em mercado de capitais. Trabalhou na Schroder Investment Management Brasil – filial da firma inglesa de gestão de recursos Schroders PLC –, tendo sido seu diretor-presidente por 10 anos. Desde junho de 2012, atua no Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), participando de projetos ligados à área de Investimentos e Negócios de Impacto. Faz parte da diretoria executiva da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, grupo lançado em 2014, cujo objetivo é impulsionar o campo de Investimento de Impacto. Representa o Brasil no GSG, organização global formada por 18 países que tem como missão catalisar o tema de Investimento de Impacto no mundo. É membro do Conselho Consultivo da rede Anjos do Brasil.

  • Carlos Eduardo Gabas

    Carlos Eduardo Gabas

    Ex-Ministro da Previdência Social

    Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba (SP), pós-graduou-se em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá, na Espanha, foi Ministro da Previdência Social, funcionário de carreira e, com sua sensibilidade política apoiada em profundos conhecimentos técnicos, promoveu uma mudança radical nessa área, sempre delicada em sucessivos governos. Em 1985, ingressou no ex-IAPAS, atual Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foi consultor e avaliador do Programa de Qualidade do Governo Federal, em 2001 e 2002. Assumiu a coordenação de qualidade do Projeto Novo Modelo de Gestão do INSS. Foi o responsável pela Superintendência Estadual do INSS em São Paulo. Assumiu a Secretaria-executiva do Ministério da Previdência Social, e por muitos anos revelou-se fundamental apoio às sucessivas administrações que seguiram até a sua nomeação à pasta.

  • Carlos José da Costa André

    Carlos José da Costa André

    Diretor Executivo da BB DTVM

    Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças pelo Ibmec-Brasil. Atualmente é vice-presidente da Anbima e trabalha no Banco do Brasil desde 1983, tendo ocupado várias posições executivas, nas áreas de Mercado de Capitais, Gestão de Recursos e Finanças. É diretor executivo de Gestão de Fundos da BB DTVM SA, gestora de recursos de terceiros do Banco do Brasil, responsável pela administração e gestão de mais de R$ 900 bilhões em recursos sob gestão.

  • Carlos Marne Dias Alves

    Carlos Marne Dias Alves

    Diretor de Licenciamento Substituto da Previc

    Formado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF) e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Pós-graduado em Direito Previdenciário e em Política e Estratégica Nacional pela Universidade de Brasília (UnB). Possui mestrado em Direito nas Relações Internacional pelo Uniceub e Mester en Gestion y Direction de Planes y Fondos de Pension pela Organização Internacional de Seguridade Social e Universidade de Alcalá – Madri (Espanha). Gaúcho, trabalhou como fiscal de tributos no Estado de Minas Gerais. É auditor fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1997. De 2001 a 2003, assumiu a coordenação-geral de Regimes Próprios de Previdência no Ministério da Previdência Social. Em 2003, assumiu a coordenação jurídica da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do Ministério da Previdência Social, onde também foi coordenador geral de Informações Gerenciais de 2004 a 2007. De 2007 a 2010, foi diretor de Relações Institucionais e Organização, também na SPC. Em 2010, assumiu a coordenação geral de Informações Gerenciais na Previc e, em novembro de 2011, a Assessoria de Relações Institucionais da autarquia.

  • Carlos Pacheco

    Carlos Pacheco

    Diretor Comercial na Binswanger

    Economista pela FEA-USP, membro do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e Diretor Comercial de escritórios e investimentos imobiliários na Binswanger Brazil. Com 20 de experiência no mercado imobiliário corporativo, período em que liderou a expressiva soma de aproximadamente 2 bilhões de reais em transações imobiliárias.

  • Christian Aggensteiner Catunda

    Christian Aggensteiner Catunda

    Diretor de Orientação Técnica e Normas Substituto da Previc

    Formado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Direito e Processos Tributários pela Universidade de Fortaleza (Unifor), além de experiência acadêmica na área de Previdência Privada em cursos de especialização e pós-graduação ministrados em Fortaleza – CE e Brasília – DF. Iniciou sua vida profissional como estagiário de fundo de pensão em Fortaleza-CE. Passou a atuar como consultor atuarial nas áreas de Previdência Pública e Privada. Trabalhou como servidor temporário/atuário na Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS) do Ministério da Previdência Social, no segmento de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Aprovado em concurso para o cargo de especialista em Previdência Complementar na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), é servidor de carreira da autarquia, onde exerceu as funções de coordenador na Coordenação Geral de Alterações da Diretoria de Análise Técnica (DITEC) e de coordenador geral na Coordenação Geral de Atuária da Diretoria de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos (DIACE).

  • Claudia Travi Pitta Pinheiro

    Claudia Travi Pitta Pinheiro

    Consultora em Cultura de Integridade, Governança Corporativa e Compliance

    Sócia fundadora da Evolure, consultoria especializada em cultura de integridade, governança corporativa e compliance. Professora de ética, governança e compliance da Saint Paul Escola de Negócios e da plataforma LIT. Conselheira da +60 Saúde, mentora e investidora da plataforma CompliancePME e apoiadora de negócios de impacto social. Mestre em Teoria Geral do Direito e Direito do Estado pela UFRGS e pós-MBA Advanced Boardroom Program pela Saint Paul Escola de Negócios. Antes de fundar a Evolure, foi diretora jurídica de grandes companhias. Foi reconhecida entre os Advogados Mais Admirados do Brasil pela Revista Análise Advocacia 500 em 2017.

  • Craig Lazzara

    Craig Lazzara

    Diretor Geral e Diretor Global de Estratégias de Investimentos da S&P Dow Jones Indices

    É diretor geral e diretor global de Estratégias de Investimentos com Índices na S&P Dow Jones Indices. A equipe de estratégias de investimentos em índices fornece pesquisas e estudos sobre o conjunto completo de produtos da S&P DJI, incluindo os índices de renda variável, commodities, renda fixa e índices econômicos nos EUA e em nível global. Anteriormente, foi diretor de produtos para índices de renda variável e do setor imobiliário, incluindo o S&P 500® e os S&P CoreLogic Case-Shiller Home Price Indices, dois dos benchmarks mais acompanhados no mundo. É formado pela Princeton University e pela Harvard Business School e é Analista Financeiro Certificado (CFA).

  • Eduardo Giannetti da Fonseca

    Eduardo Giannetti da Fonseca

    Economista Ph.D.

    Ph.D. em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, onde permanece como professor convidado. É, também, graduado em Economia e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor na FEA/USP e no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Eleito “Economista do Ano em 2004” pela Ordem dos Economistas de São Paulo. Autor de diversas obras, dentre elas: “O Valor do Amanhã”, “A Ilusão da Alma”, “O Livro das Citações”, “Felicidade”, “Auto-engano”, “Beliefs in action” e, recentemente, “Trópicos Utópicos”, além de diversos outros livros e artigos, nacionais e internacionais.

  • Eliane Aleixo Lustosa de Andrade

    Eliane Aleixo Lustosa de Andrade

    Diretora de Investimento do BNDES

    É diretora de Investimento do BNDES. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos executivos em diversas empresas do setor privado, como LLX Logística, Grupo Abril e Petros (Fundo de Pensão dos Empregados da Petrobras). Sua experiência no setor público inclui o Departamento de Proteção e Defesa Econômica e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Eliane também foi conselheira de diversas companhias abertas e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, além de membro na Câmara de Arbitragem da B3.

  • Everaldo Guedes de Azevedo França

    Everaldo Guedes de Azevedo França

    Consultor em Investimentos

    Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP, especialista da UniAbrapp, professor dos programas de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA), sócio e fundador da PPS Portfolio Performance, empresa que há 22 anos presta consultoria em investimentos. Antes de criar a PPS, foi vice-presidente para o Mercosul do grupo ECOM Agroindustrial, multinacional que atua com commodities agrícolas e maior player global no mercado de café.

  • Fabio Astolfi

    Fabio Astolfi

    Diretor Senior da Fitch Ratings

    Ingressou na Fitch em 2010 e é responsável pelo relacionamento comercial com Instituições Financeiras, incluindo bancos, seguradoras, gestores de recursos, instituições financeiras não-bancárias, bem como entidades do setor público. Antes de ingressar na Fitch, trabalhou no Banco ABN AMRO por 9 anos, no Brasil e na Holanda, com responsabilidades que variam de finanças a relacionamentos comerciais e análise de crédito. Trabalhou antes no BankBoston e no Deutsche Bank. Graduado em Economia pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Finanças pelo Ibmec.

  • Fábio Henrique de Sousa Coelho

    Fábio Henrique de Sousa Coelho

    Diretor Superintendente Substituto da Previc

    Engenheiro civil, com mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília e em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem ampla experiência em várias áreas da economia e do mercado de crédito e de capitais, além da área previdenciária e de gestão de riscos. Atuou no departamento econômico do Banco Central, onde exerceu o cargo de chefe de Gabinete do Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania. É servidor de carreira do Banco Central e atualmente diretor superintendente substituto da Previc, onde já ocupou o cargo de diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos e de coordenador geral de Pesquisas Atuariais, Contábeis e Econômicas.

  • Felinto Sernache Coelho Filho

    Felinto Sernache Coelho Filho

    Líder de Aposentadoria para a América Latina da Willis Towers Watson

    Com mais de 30 anos de experiência em consultoria Atuarial para Benefícios, lidera a área de Consultoria e Soluções em Previdência Privada da Willis Towers Watson na América Latina. É coordenador regional do Comitê de Aposentadoria e membro do Comitê Regional de Inclusão e Diversidade da Willis Towers Watson. Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Instituto Brasileiro de Atuária.

  • Fernando Lovisotto

    Fernando Lovisotto

    Sócio e Chefe de Investimentos Líquidos da Vinci Partners

    Responsável pelas estratégias de curto prazo da Vinci Partners: equities, hedge funds, crédito e investment solutions. Foi sócio-diretor do RiskOffice entre 1999 e 2007, ano em que a Algorithmics assumiu o controle, e ele passou a exercer a função de diretor técnico. Ao longo de sua carreira, exerceu atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos e prospecção de clientes no segmento institucional. É formado em Engenharia e mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

  • Fernando Palma

    Fernando Palma

    Consultor de Compliance, Ética e Integridade Corporativa

    Com 22 anos de experiência na área Jurídica, sendo os últimos 12 anos voltados exclusivamente para a área de Compliance e combate à corrupção. Serviu escritórios de advocacia de ponta como Machado, Meyer e Siqueira Castro, além de empresas como Walmart, Archer Daniels Midland (ADM), Stryker Corporation e Ernst&Young. É membro e certificado desde 2011 pela Academia Internacional de Compliance SCCE – Society of Corporate Compliance and Ethics, onde no mesmo ano recebeu o título de CCEP – Certified Compliance and Ethics Professional. É também professor de Compliance em Instituições como a FIA/USP, Insper e Fundação Dom Cabral. Membro do Conselho de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), diretor do Instituto Brasileiro de Ética e Compliance (IBEC), além de professor titular e um dos coordenadores do Curso de Compliance da LEC – Legal, Ethics & Compliance.

  • Fernando Ulrich

    Fernando Ulrich

    Mestre em Economia da Escola Austríaca, com Experiência Mundial nos Mercados Financeiro e Imobiliário Brasileiros

    Especialista em criptomoedas e blockchain do Grupo XP. Tem mestrado em “Economia da Escola Austríaca” pela Universidad Rey Juan Carlos, é membro do Conselho de Administração do Instituto Mises Brasil e estudioso da teoria monetária, com experiência nos mercados financeiro e imobiliário. Entusiasta das moedas digitais, também é autor do livro “Bitcoin: a moeda na era digital”, da editora Mises, lançado em 2017.

  • Flick Fornia

    Flick Fornia

    Presidente do Pension Trustee Advisors e Membro da Sociedade de Atuários (SOA)

    Tem mais de 30 anos de experiência atuarial e consultiva, principalmente nas áreas de Benefícios de Aposentadoria e Assistência Médica. Gerenciou a Prática de Aposentadoria de Denver de uma empresa de consultoria nacional e serviu nacionalmente como consultor sênior especializado em pensões públicas. Fundou a PTA em 2010 para assessorar nas questões complexas relativas aos sistemas públicos de previdência. Tem experiência em todas as áreas de planos de previdência públicos, incluindo financiamento, planejamento de planos, análise de títulos, estudos de ativos e passivos, assistência médica aos aposentados e testemunho legislativo. Sua carreira inclui atuar como atuário corporativo da Boeing e como consultor para inúmeras multinacionais no Brasil e na Argentina. Realizou serviços atuariais para sistemas de aposentadoria estaduais no Alasca, Califórnia, Colorado, Louisiana, Missouri, Novo México, Dakota do Norte, Oklahoma, Porto Rico, Utah, Vermont e Wyoming. Outros clientes incluíram o Departamento de Estado dos EUA, IBM, US WEST e Ford. Artigos e discursos abordaram todos os aspectos dos programas de aposentadoria, incluindo planos de saúde para aposentados, e os desafios dos planos de contribuição definida do setor público. Membro da Sociedade de Atuários, atuário inscrito, membro da Academia Americana de Atuários e membro da Associação de Atuários de Consultoria. Atualmente atua no Subcomitê de Pensões Públicas da AAA, a Faculdade do Curso de Admissões de Fellowship da SOA, e é vice-presidente do Comitê de Coordenação de Planos Públicos da CCA.

  • Francisca Brasileiro

    Francisca Brasileiro

    Advisory da TAG Investimentos

    Após nove anos dedicados à pesquisa acadêmica, especializou-se na área de Alocação Estratégica de Ativos para Clientes institucionais da consultoria global Willis Towers Watson, onde foi também responsável pelas áreas de Seleção de Gestores e Monitoramento de Risco e Compliance. Atuou como gerente de riscos na consultoria Luz Engenharia Financeira junto à Assets, Familiy Offices e tesourarias. Física com um mestrado, especializou-se em modelos de simulação numérica e análises estatísticas robustas.

  • Geraldo de Assis Souza Junior

    Geraldo de Assis Souza Junior

    Especialista da UniAbrapp

    Doutor em Administração pela Universidad de La empresa em Montevidéu (UDE), mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, MBA em Previdência Complementar pela PUC Minas, pós-graduado em Auditoria Externa pela UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Possui 28 anos de experiência nas áreas de Controladoria e Contabilidade de EFPC. Professor de MBA em Previdência Complementar do Instituto IDEAS e UERJ, Universidade Positivo e Previpar, FGV, USP e IBMEC/MG. Sócio-Diretor da empresa Pension Brasil, especializada em consultoria, terceirização contábil, outsourcing e acompanhamento de conselheiros nas EFPC. Atual secretário executivo nacional das CTRs de Contabilidade da Abrapp, Conselheiro Deliberativo da Ancep e Conselheiro Fiscal da patrocinadora da Enerprev. Ex-presidente do conselho fiscal do Sindapp, coordenador e professor de cursos de graduação de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais e do curso de MBA da PUC Minas em parceria com o Instituto IDEAS.

  • Glauco Milhomem Balthar

    Glauco Milhomem Balthar

    Membro do GT Ad-Hoc Prevsonho

    Analista de sistemas, gestor de TI e sócio da Clamator Soluções em TI, empresa especializa em TI para Previdência Complementar. Fora dos “gramados” é leitor, pensador, educador e ultramaratonista. Coordena equipes de desenvolvimento, inovação e infraestrutura. Já viabilizou diversas estratégias previdenciais em renomadas entidades de previdência complementar, tendo se especializado em soluções de TI para este ramo da economia. É membro da Comissão Técnica Nacional de TI da Abrapp e profissional certificado pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Atualmente, coordena importantes projetos de inovação, integração e automação de processos do Postalis.

  • Guilherme Velloso Leão

    Guilherme Velloso Leão

    Diretor Executivo responsável pela Área de Investimentos da Abrapp

    Diretor-Presidente da Caixa de Previdência do Sistema FIEMG (Casfam), função exercida em outros quatro mandatos. Diretor executivo da Abrapp, gestão 2014-2016, responsável pela área de Investimentos. Vice-presidente do Instituto Mineiro do Mercado de Capitais, uma Associação Civil sem fins lucrativos, voltada para estimular uma maior inserção das empresas mineiras no cenário global do Mercado de Capitais, através da educação, assessorias e promoção de relacionamentos com investidores. Superintendente de Ambiente de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG. (Economista, PUC-MG / MBA em Finanças Ibmec / mestre em Economia de Empresas FEAD-MG / Especialização em previdência privada).

  • Gustavo Cortes

    Gustavo Cortes

    Sócio e Gestor de Crédito da Vinci Partners

    Sócio do time de Crédito da Vinci Partners. Anteriormente integrou as áreas Internacional, Research e Risco de Crédito no Banco Pactual. Foi portfolio-manager do grupo de investimentos proprietários em Special Situations do UBS Pactual e head de Crédito Estruturado da BTG Pactual Asset Management. Iniciou sua carreira em 1999 como analista de crédito no Grupo BBM. É formado em Economia pela PUC-Rio.

  • Gustavo Franco

    Gustavo Franco

    Economista

    Estrategista-chefe da Rio Bravo, presidente do nosso conselho de administração e um dos sócios fundadores. Foi presidente do Banco Central do Brasil, diretor da Área Internacional do Banco Central e secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Neste período de grandes mudanças, teve participação central na formulação e operacionalização do Plano Real, bem como nos debates associados à estabilização e às reformas. Conduziu diretamente a operação dos mercados, negociações financeiras internacionais (Plano Brady, acordo com o FMI em 1998), lançamentos de bônus da República, reestruturações bancárias (PROES, PROER, privatizações) e aspectos regulatórios próprios das atividades de bancos centrais. Participa de diversos conselhos consultivos e de administração, e ainda mantém atividade acadêmica e escreve regularmente para jornais e revistas. É professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio. Tem 14 livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas. É bacharel e mestre em Economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD pela Harvard University.

  • Hélio Zylberstajn

    Hélio Zylberstajn

    Coordenador do Fórum Nacional da Poupança de Longo Prazo

    Ph.D. em Relações Industriais pela University of Wisconsin, Madison (1987), é professor sênior do departamento de Economia da FEA/USP. Foi secretário nacional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Administração. É consultor do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É, também, membro do Conselho Superior de Estudos Estratégicos e do Conselho Superior de Relações do Trabalho, ambos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Conselho de Orientação Econômica da Associação Comercial de São Paulo.

  • Ivan Sant’Ana Ernandes

    Ivan Sant’Ana Ernandes

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios (PUC Minas), graduado em Atuária e Estatística (UFRJ), membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 506) e do Conselho de Estatística (nº 5.542, CONRE 2ª Região). Diretor da ATEST – CONSULTORIA ATUARIAL (CIBA 88), empresa de consultoria e assessoria técnica em Atuária e Estatística, com atuação nacional e presença internacional. Professor nos cursos de graduação em Ciências Atuariais na PUC Minas e UFMG e em cursos de pós-graduação na PUC Minas, na UFRJ, na FIPECAFI-USP e na Universidade Positivo. Professor visitante da Universidade Agostinho Neto, em Angola, no curso de pós-graduação em Previdência. Coautor do livro Atuária para Não Atuários.

  • João Marcelo Barros Leal M. Carvalho

    João Marcelo Barros Leal M. Carvalho

    Especialista da UniAbrapp

    Atuário graduado pela Universidade Federal do Ceará, e advogado, pelo Centro Universitário de Brasília, além de possuir MBA em Administração Financeira com ênfase em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas. Milita no segmento de Previdência Complementar há 12 anos, tendo tido experiências em fundo de pensão multipatrocinado e consultorias atuariais, atuando, no momento, no escritório jurídico Santos Bevilaqua Advogados. É diretor do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), membro da Comissão Nacional de Atuária e membro da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/DF.

  • Jorge Sierra

    Jorge Sierra

    Diretor do ALLFUNDS BANK

    É country manager do Allfunds Bank Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência nos mercados financeiro e de capitais brasileiros, tendo atuado neste período em instituições como Banco Matrix, Itaú, Citibank, Mirae Asset e Claritas. É formado em Comunicação Social e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo e pós-graduado em Finanças e Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas

  • José Edson da Cunha Júnior

    José Edson da Cunha Júnior

    Especialista da UniAbrapp

    Graduado e pós-graduado em Ciências Contábeis pela FGV, com MBA em Gestão Atuarial e Financeira pela FIPECAFI/USP, é auditor Federal da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, licenciado. No Governo, atuou no órgão de fiscalização dos fundos de pensão por 11 anos, ocupando o cargo de diretor de Contabilidade e diretor de Administração. Foi gerente de Operações da Mercer e consultor sênior de empresas nacionais e multinacionais. Foi diretor superintendente da Mercerprev e diretor da APEP. Retornou ao governo como secretário adjunto de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Fazenda, onde liderou, entre outros, os estudos técnicos para aprovação da Previdência Complementar do Servidor Público. Foi conselheiro do CNPC por três mandatos, presidente da CRPC e membro do Comitê de Assessoramento Técnico da Funpresp/Exe. Atualmente é sócio-consultor da JCMB Consultores, palestrante em eventos de Previdência no País e professor em MBA, com pós-graduação e especialização.

  • José Pedro Jácome

    José Pedro Jácome

    Diretor da Iberia and Latam da GAM – Global Asset Management

    É diretor responsável pelos relacionamentos da GAM na Ibéria e América Latina. Anteriormente, fez parte da equipe de gestão de risco e análise quantitativa. Trabalhou no Millennium BCP, em Londres e em Genebra, fazendo gestão de portfólios. Iniciou sua carreira no Banco Finantia na mesa de Renda Fixa de Mercados Emergentes em Lisboa e São Paulo. Tem um MBA pela Universidade de Oxford e um BA em Economia pela Nova School of Business e Economics em Lisboa. Está baseado em Londres.

  • José Roberto Ferreira

    José Roberto Ferreira

    Sócio-Diretor da Rodarte Nogueira & Ferreira

    É formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília, com MBA em Finanças Corporativas pela PUC–Rio, MBA em Controles Internos pela FIPECAFI–USP – São Paulo, MBA em Gestão Avançada de Negócios pelo INEPAD, FGV e UFMT, Master en Dirección y Gestión de Planes y Fondos de Pensiones pela Organização Internacional de Seguridade Social e Universidade de Alcalá – Madri (Espanha). Mineiro, trabalhou desde 1983 no Banco do Brasil, onde passou por várias áreas, sendo sua última função a de gerente executivo na Unidade de Gestão Previdenciária. Atuou, desde 1997, na BB Previdência – Fundo de Pensão Banco do Brasil, onde sua última função foi a de diretor de Investimentos. Na Previc esteve à frente da coordenação-geral de Patrimônio e Logística, da chefia de Gabinete, da diretoria de Análise Técnica e foi o diretor superintendente até setembro/2016. Atualmente é sócio-diretor da empresa Rodarte Nogueira & Ferreira, consultoria em Atuária e Estratégia.

  • Juan Yermo

    Juan Yermo

    Vice-Chefe da Secretaria Geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

    Chefe da Unidade de Previdência Privada na Divisão de Assuntos Financeiros da OCDE, gere o programa de investigação e política do Grupo de Trabalho sobre Pensões, um órgão que reúne os formuladores de políticas e o setor privado de 37 países em todo o mundo. Seu trabalho abrange questões relacionadas à operação e regulamentação de aposentadorias de administração privada e sistemas de renda. Autor de vários livros e artigos escritos para revistas acadêmicas e editor do Outlook das Pensões Privadas da OCDE, dos Mercados de Pensão da OCDE em foco e do Journal of Economia e Finanças. Anteriormente, trabalhou no Banco Mundial como consultor em mercados de capitais e reforma previdenciária e como analista no departamento de gestão de risco do Bankers Trust. Estudou Economia nas universidades de Cambridge e Oxford.

  • Lindolfo Zimmer

    Lindolfo Zimmer

    Dirigente Nacional

    Coragem para inovar, acompanhada da imprescindível competência ao fazê-lo. Essas duas qualidades, marcas de um verdadeiro gestor talhado para a liderança, aparecem repetidamente entre os motivos mais comumente citados pelas associadas que apontaram o dirigente Lindolfo Zimmer, diretor-presidente da Fundação Copel, para ganhador do 23º Prêmio Nacional de Seguridade Social, uma justa escolha imediatamente referendada pela Diretoria da Abrapp. O fato é que causou a mais forte impressão, entre os muitos que sufragaram o seu nome, a capacidade revelada pelo nosso homenageado em 2018 em se abrir para o novo e gerar a partir daí resultados ao mesmo tempo tão expressivos quanto alcançados em um prazo relativamente curto.
    A obra produzida por Zimmer é marcada pela transparência, diálogo e capacidade de realização. Mas, nesse quadro geral, há um sucesso mais recente que chama a atenção e atende pelo nome de “Plano Família”, voltado para familiares de participantes, pioneiro em muitos aspectos e plenamente capaz de contribuir e muito para o fomento da previdência complementar fechada, algo que aliás já vem fazendo. O exitoso início definitivamente não é produto do acaso: especialistas repetem em coro ser antes de tudo fruto de um pensamento inovador, planejamento exercido em detalhes, a estratégia acertada e muito trabalho.
    De fato, quem conhece Zimmer sabe que seu perfil de dirigente facilita o cumprimento de tarefas que ele claramente entende como sagradas missões, tal o empenho com que se atira a realizá-las, fiel tradução de uma capacidade de trabalho por todos reconhecida. Sempre presente às iniciativas e projetos que reforçam o caráter coletivo da comunidade a que serve no Paraná, ainda encontra tempo e motivação para se dedicar ao cargo de Diretor da Abrapp. Os agradecimentos dirigidos a ele são a prova maior do empenho com que se dedica à Diretoria e dos resultados a partir daí produzidos.
    Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Zimmer tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-PR). É inevitável pensar que essa última passagem de sua formação acadêmica, somada à experiência adquirida no exercício dos altos cargos que ocupou nos setores público e privado, lhe trouxeram uma invulgar capacidade de atender demandas e abrir novas portas, como as que estão sendo agora observadas na forma de planos instituídos familiares, capazes de devolver o nosso Sistema ao merecido e totalmente possível crescimento.
    Portanto, muitas são as razões dessa homenagem e variados os seus significados positivos. Mas se algo pode-se dizer a mais é ter Zimmer conseguido reunir em torno de si o geral reconhecimento de seu nome. Uma convergência que engrandece ainda mais esse ato de entrega do Prêmio e o próprio Sistema que se deseja fomentar.

  • Luciane Fagundes

    Luciane Fagundes

    Especialista da UniAbrapp

    Psicóloga (graduada pela PUCRS/1994), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP/RS) e Psicologia Econômica (Fipecafi/SP), professora de Psicologia Econômica do MBA em Previdência Complementar – ESPM/RS. Como consultora da Mirador Atuarial, atua no ambiente de Seguros e Previdência com foco na compreensão dos comportamentos econômicos das pessoas frente a decisões que envolvem riscos sociais de curto e longo prazo. Ministra palestras, cursos, treinamentos e desenvolve estratégias e conteúdo de gestão com enfoque na Psicologia Econômica para instituições e EFPC.

  • Luiz Felix

    Luiz Felix

    Especialista da UniAbrapp

    Diretor da KOLME Desenvolvimento Empresarial, profissional certificado e membro da Banca do ICSS, associado ao IBGC, consultor de Governança, Controles Internos e Gestão de Processos. Professor das cadeiras Prática dos Conselheiros (UniAbrapp), Governança e Gestão de Risco (IDS-UERJ), Controle de Gestão (IDEAS) e Compliance em Instituições Não Financeiras (Escola Trevisan de Negócios). Realizou projetos e palestras em diversas EFPC, principalmente sobre Processo Decisório e Sucessão de Dirigentes e Gestores em EFPC. Foi gerente executivo na PREVI. Coordenador das Comissões Técnicas de Qualidade e de Controles Internos da ABRAPP. Atuou como membro do Conselho Fiscal da Contax, do Comitê de Administração da Taurus e como suplente do Conselho de Administração da Vale e da Valepar. Formação acadêmica em Engenharia Eletrônica, Filosofia e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação.

  • Luiz Felix Cavallari Filho

    Luiz Felix Cavallari Filho

    Sócio da KipuInvest Consultoria

    MBA e graduado em Administração de Empresas. Possui 35 anos de experiência nos mercados financeiros local e internacional, em crédito, equity research e gestão de renda variável. Especialista em integração de questões ambientais, sociais e de governança corporativa na tomada de decisão de crédito e investimentos. Foi gestor de renda variável da Itaú Asset Managament. Trabalhou no Unibanco, Citibank e JP Morgan. Possui certificações CGA, CPA20 e CNPI.

  • Luiz Roberto Romero Gonçalves

    Luiz Roberto Romero Gonçalves

    Diretor de Pós-Graduação e Educação Continuada da ESPM-Rio

    Mestre em Educação (UERJ), especialista em Administração (UFRJ/Coppead) e em Educação (UERJ), bacharel em Física (UERJ) e Filosofia (UFRJ), participante dos programas de treinamento executivo de Corporate Governance da Graduate School of Business (University of Chicago– USA) e de Pension Funds and Money Management da Wharton School (University of Pennsylvania–USA). Sócio-diretor da R&V Consultoria e Serviços. Diretor acadêmico de pós-graduação e Educação Executiva da ESPM- Rio, membro do Board de Inteligência Acadêmica (BIA) da ESPM, professor de graduação e pós-graduação. Orientador de trabalhos de TCC em cursos de pós-graduação (MBA e Especialização). Foi diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento e Estudos em Seguridade (IDEAS). Atuou como consultor técnico da Abrapp e do ICSS. Exerceu funções de direção e gerência na Previ, foi assessor-master da Diretoria de Pessoas do Banco do Brasil. Atuou como gerente de Organização, Sistemas e Métodos do Banco do Brasil e como conselheiro em empresas de energia (CPFL), petróleo (Ipiranga) e têxtil (Santista). Participou como consultor em processos de planejamento estratégico e operacional em organizações nacionais das áreas de educação e seguridade social.

  • Mara Luquet

    Mara Luquet

    Jornalista, Escritora e Economista Brasileira

    Jornalista especializada em Finanças e Economia. Foi repórter da Gazeta Mercantil e revista Exame. Editora da revista Veja e do Jornal Folha de S. Paulo, onde criou o caderno FolhaInveste e o simulado FolhaInveste em Ação, em parceria com a Bovespa. Criou também o caderno Eu& Investimentos do jornal Valor Econômico e a Revista ValorInveste, que editou até 2005. Atualmente é jornalista no canal do YouTube Mynews, foi colunista de Finanças Pessoais na TV Globo, GloboNews e rádio CBN. É autora de diversos livros na área de Finanças Pessoais.

  • Marcelo Nazareth

    Marcelo Nazareth

    Sócio-Diretor na atRisk

    Doutor em Economia pela Universidade de Chicago e mestre em Matemática Aplicada pelo IMPA, Rio de Janeiro. Especialista em Finanças Matemáticas e métodos numéricos, fundou a atRisk – empresa de gerenciamento de risco focada em alocações financeiras de longo prazo. Antes disso, participou de vários projetos de risco com a Algorithmics. No Banco Pactual, implementou modelos de Brady Bonds, um dos projetos de risco pioneiros no Brasil. Foi professor da EPGE-FGV e IMPA, lecionando matérias como renda fixa, derivativos, gerenciamento de risco, métodos numéricos, teoria dos jogos e equilíbrio geral. Seu principal interesse em pesquisa é aplicação de controle ótimo em finanças.

  • Marcelo Rabbat

    Marcelo Rabbat

    Sócio e Head da Área Institucional da Vinci Partners

    Responsável pela área de Investidores Institucionais da Vinci Partners. Foi sócio-diretor do RiskOffice até 2007, quando ocorreu sua venda para a Algorithmics e ele passou a exercer a função de diretor comercial. Antes disso, tinha sido sócio-diretor da PR&A. É formado em Economia, mestre em Estatística e doutor pela Universidade de São Paulo.

  • Marcos Silvestre

    Marcos Silvestre

    Pesquisador, educador, comunicador, autor, curador e conteudista nas áreas de Economia Popular, Finanças Pessoais, Empreendedorismo & Gestão da PME

    Economista pela USP, com MBA em Bancos, Finanças e Controladoria pela Fipecafi (1997). Pensador e educador focado em sabedoria, transformação e prosperidade, desde 1991, é diretor da EKNOWMIX® Educacional. Fundador e coordenador do movimento educacional Vamos Prosperar® e do movimento filantrópico Vamos Partilhar®, é também mentor do Clube de Coaching Money® do PROFE® | Programa de Reeducação e Orientação Financeira & Empreendedora. É autor de diversos bestsellers educativos e comunicador da BandNews FM, apresentando os programas Na Ponta do Lápis, que aborda Economia Popular e Finanças Pessoais, e Por Conta Própria, que trata de Empreendedorismo e Gestão da PME. O professor Silvestre desenvolve seu trabalho com a missão de educar para prosperar.

  • Marcus Vinicius Gonçalves

    Marcus Vinicius Gonçalves

    Coordenador do Grupo Técnico sobre Investimentos no Exterior da Anbima

    Diretor-presidente da Franklin Templeton Investimentos Brasil (FTIB), onde lidera uma operação com mais de 30 pessoas e cerca de R$ 7,8 bilhões sob gestão (dados de jul./18). Iniciou suas atividades na Franklin Templeton no ano de 2000 como vice-presidente da empresa em São Paulo, onde foi responsável por desenvolver e executar a estratégia de Distribuição Internacional no país. Em 2004, foi transferido para Miami, Flórida, onde permaneceu por nove anos como diretor de Canais de Investimento – Américas, antes de retornar ao Brasil em 2013. Foi Gerente de Produtos na Sul América Investimentos e gestor de Fundos de Ações no Banco Bradesco. É graduado em Economia e Direito pela Universidade de São Paulo (USP), e atualmente cursa o Mestrado Profissional em Economia no Insper. Possui ainda as certificações Chartered Financial Analyst (CFA) e Series 7, 63 e 24, além de registro na OAB como advogado.

  • Maria Elizabete da Silva

    Maria Elizabete da Silva

    Controller da Fachesf

    Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Controladoria, Finanças, Auditoria e Normas Internacionais de Contabilidade, gerente econômico-financeira da Fachesf, membro do Comitê de Previdência da Fachesf, colunista da Revista Conexão, coordenadora da Comissão Técnica Regional Nordeste de Contabilidade da Abrapp, diretora técnica da Ancep, palestrante da Ancep e da Abrapp. É professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Estácio e instrutora de curso preparatório do Exame de Suficiência do CFC.

  • Mariana Favoreto Thiele

    Mariana Favoreto Thiele

    2º lugar TCC (empate) do MBA UniAbrapp/FIA

    Advogada graduada pela Faculdade de Direito de Curitiba e pós-graduada em Direito Administrativo. Possui formação AMP ESADE Business School em Educação Executiva (Espanha) e MBA em Gestão de Previdência Complementar (FIA/UniAbrapp). Atualmente exerce a função de diretora superintendente da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar (FIBRA), após integrar por 10 anos o Comitê de Investimentos da Fundação. Atuou por 16 anos na diretoria jurídica da Itaipu Binacional, nas funções de superintendente e gerente de Licitações e Contratos. Profissional certificada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

  • Marisa Santoro Bravi

    Marisa Santoro Bravi

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduada em Comunicação e Mercado e formada em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas e Gestão Mercadológica. Possui certificação em Excelência e Qualidade de Serviço pelo Disney Institute. Diretora executiva da MSB Promoção de Eventos e Cerimonial, é professora, consultora, cerimonialista e mestre de cerimônias em eventos corporativos. É secretária executiva da Comissão Técnica de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp e integra o Grupo de Especialistas da UniAbrapp, onde é responsável pelas Trilhas de Conhecimento nas áreas de Comunicação e Relacionamento. Há mais de 30 anos no segmento de Previdência Complementar, atua como palestrante nas áreas de Comunicação, Relacionamento, Cultura Organizacional e Motivação.

  • Michele da Silva Assunção

    Michele da Silva Assunção

    2º lugar TCC (empate) do MBA UniAbrapp/FIA

    Graduada em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu, com curso de extensão em Atuária pela PUC- SP e MBA em Gestão de Previdência Complementar pela FIA/UniAbrapp. Atua há mais de 10 anos em Previdência Complementar Fechada, com sólida vivência na área de seguridade de Entidades de grande porte. Atualmente é administradora de planos de benefícios na Fundação Itaú Unibanco.

  • Moisés Muniz

    Moisés Muniz

    1º lugar TCC do MBA UniAbrapp/FIA

    Graduado em Administração pela PUC-SP, com MBA em Gestão de Previdência Complementar pela FIA/Uniabrapp, é certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Atua há 10 anos em EFPC multipatrocinadas e atualmente é administrador de planos de benefícios no Itaú Fundo Multipatrocinado e na Múltipla, onde atua no relacionamento com patrocinadores e participantes, e na implementação de novas tecnologias e inovação voltadas a participantes.

  • Octávio de Barros

    Octávio de Barros

    Economista, cofundador da Quantum4 Soluções de Inovação

    Foi economista-chefe do Banco Bradesco por 15 anos, depois de ter sido por 5 anos economista-chefe do BBVA – Banco Bilbao Vizcaya Argentaria. Atuou também como diretor setorial de Economia da Febraban. Doutoramento pela Universidade de Paris 10-Nanterre. Ex-assessor do Ministério da Fazenda por duas ocasiões e foi o primeiro economista-pesquisador convidado do Banco Central do Brasil. Atuou como consultor do BNDES, economista-pesquisador convidado do Development Center da OCDE, chefe de Operações Financeiras Internacionais da CESP e Coordenador Geral da Presidência da COMGAS. Foi igualmente professor de Economia da Unicamp-Universidade de Campinas e fundador da SOBEET-Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica. Atualmente é o vice-presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, membro do Conselho Superior de Economia da FIESP, do Conselho da FUNCEX, do Conselho do Instituto de Relações Internacionais & Comércio Exterior (IRICE), do Conselho Empresarial Brasil-China, do Conselho Superior da Ordem dos Economistas do Brasil. Atua como membro dos Conselhos de Administração da Aliança Francesa e do Lycée Molière no Rio de Janeiro. É membro do Conselho de Professores do Ibmec e membro do Conselho consultivo da Robert Bosch Limitada. Sócio-diretor da Quantum4 – Soluções de Inovação, preside a OMRBarros Consultoria Econômica e é presidente do conselho do think tank República do Amanhã no Brasil e do Institut République na França. Coorganizador, junto com Fabio Giambiagi, dos livros “Brasil Globalizado” e “Brasil pós-crise: agenda para a próxima década”, pela Editora Campus Elsevier. Foi condecorado pelo governo francês como Chevalier de la Légion d’Honneur e também com a Ordem do Rio Branco pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

  • Pedro Gomes

    Pedro Gomes

    Diretor da Fitch Ratings

    Ingressou na Fitch Ratings Brasil em 1997. Sua experiência profissional inclui análise de instituições financeiras e gestores de recursos de terceiros, além de análises setoriais. Suas principais atribuições incluem os comitês de crédito e reuniões com investidores e emissores. Antes de ingressar na Fitch, trabalhou em instituições financeiras, principalmente em análise de crédito, tendo iniciado sua carreira em 1986. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Oswaldo Cruz (1994), com pós-graduação em Controladoria pela Universidade Mackenzie (2003).

  • Pedro Schestatsky

    Pedro Schestatsky

    Neurologista, Ph.D. pela Universidade de Harvard e CEO da LifeLab e da NEMO

    Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado e doutorado, ambos pela pós-graduação em Ciências Médicas da UFRGS, sendo a última realizada parcialmente no Hospital Clínico de Barcelona. Foi consultor em medicamentos da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É neurologista e neurofisiologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Neurologia com principal ênfase em Eletroneuromiografia (especialização pela Universidade de Barcelona), Doenças Neuromusculares (Fellow Observer pela Harvard University) e Neuromodulação (Harvard University). Como professor da pós-graduação em Ciências Médicas e Psiquiatria da UFRGS, suas linhas de pesquisa incluem Fisiologia da Dor, Sistema Nervoso Autonômico e Distúrbios do Movimento. É revisor de periódicos representativos na área da Neurologia e Neurofisiologia, tais como “Brain”, “Movement Disorders”, “Clinical Neurophysiology”, “Parkinsonism and Related Disorders”, “European Journal of Neurology”, “Expert Opinion on Drugs Safety” entre outros. Realizou pós-doutorado pela Universidade Harvard na área de Neuromodulação e atua como professor da Faculdade de Medicina UFRGS, pós-Dout Harvard e Fundador da LIfeLab.

  • Raphael Santoro

    Raphael Santoro

    Diretor de Investimentos da Mercer Brasil

    Diretor da área de Investimentos da Mercer Brasil desde 2015, atua no desenvolvimento de estudos de macro-alocação de ativos, definição de políticas de investimentos e implantação de mandatos de gestão com definição de estruturas de investimento e seleção de gestores. Também trabalha na avaliação de risco e performance dos investimentos de investidores institucionais. Ingressou no mercado de fundos de pensão em 2001, trabalhando na área de consultoria em investimentos. Possui artigos publicados na Business Association for Latin American Studies, na Revista de Economia e Administração e no Livro Fundos de Pensão – Gestão de Investimentos. É formado em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui Mestrado em Administração com ênfase em Finanças, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

  • Raquel Cavalcanti Castelpoggi

    Raquel Cavalcanti Castelpoggi

    Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Abrapp

    Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Fundação Real Grandeza, do Comitê de Sustentabilidade da Abrapp e do Fórum de Equidade e Diversidade dos Fundos de Pensão. Membro da Comissão Intra-setorial de Sustentabilidade. Graduada em Serviço Social pela UFRJ, pós-graduada em Gestão da Qualidade pela UCAM, com especializações em Gestão de Programas Sociais e Planejamento e Gestão de Responsabilidade Social e da Sustentabilidade pela UFRJ e UERJ, respectivamente, e MBA em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade na FGV-RJ. Certificada no Programa de Treinamento da Global Reporting Initiative (GRI).

  • Régio Martins

    Régio Martins

    Superintendente de Produtos e Novos Negócios da B3

    Superintendente de Produtos e Novos Negócios da B3. Atuou como consultor de agências reguladoras pela FGV, em projetos de fusões e aquisições pela Brasil Telecom, e em análise de investimentos pelo Deutsche Bank. É doutor em Economia e bacharel em Administração de Empresas pela FGV.

  • Reynaldo Goto

    Reynaldo Goto

    Diretor de Compliance da BRF

    Engenheiro Mecatrônico pela Escola Politécnica da USP com pós-graduação em Marketing, Finanças e Executive MBA internacional na Alemanha. Atuou por 21 anos na Siemens em diferentes setores como Engenharia, Logística, Estratégia e Compliance. Foi CEO da IRIEL, uma empresa do Grupo Siemens. Desde agosto de 2018 é Chief Compliance Officer Global da BRF.

  • Rogério Nagamine Constanzi

    Rogério Nagamine Constanzi

    Coordenador de Previdência do Ipea

    Mestre em Economia pelo IPE/USP e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá/Espanha e pela Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS). Doutorando em Economia pela Universidade Autônoma de Madrid. O autor teve passagens pelo Ministério da Previdência Social (assessor especial do Ministro, diretor do Departamento do RGPS e coordenador geral de Estudos Previdenciários), Ministério do Trabalho e Emprego (assessor especial do Ministro e coordenador geral de Emprego e Renda), Ministério do Desenvolvimento Social, IPEA (coordenador de Seguridade Social) e OIT. Foi membro do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) e do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI). Ganhador do Prêmio Interamericano de Proteção Social (2° lugar) da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS) em 2015 e do Prêmio SOF de Monografia (2º lugar) do Ministério do Planejamento/ESAF em 2016.

  • Rogerio Tatulli

    Rogerio Tatulli

    Especialista da UniAbrapp

    Economista graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, possui especialização em Finanças pelo Centro de Estudos Álvares Penteado de São Paulo e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. É certificado pelo ICSS e mestre pela Flórida Christian University (EUA). Foi Professor em diversas instituições de ensino superior nas áreas de Economia, Finanças e Administração. Com 33 anos de experiência no mercado financeiro, atuando na área financeira de grandes empresas nacionais e multinacionais, está na Ericsson desde 1995, sendo que, a partir de 2010, passou a ocupar a posição de diretor superintendente da Previ-Ericsson.

  • Roni Cunha Bueno

    Roni Cunha Bueno

    CEO e Fundador da Orgânica Evolução Exponencial

    CEO e fundador da Organica, Roni Cunha Bueno é reconhecido no mercado por sua visão à frente do tempo. Foi um dos fundadores da fase que pivotou a Netshoes de varejista com loja online para um e-commerce purely play de R$ 2 bi. Foi VP do Terra e já esteve entre os 10 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pelo Grupo M&M.

  • Sérgio Djundi Taniguchi

    Sérgio Djundi Taniguchi

    Diretor de Fiscalização e Monitoramento Substituto da Previc

    Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, com especialização em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Universidade de Alcalá. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), atua na área de Previdência Complementar há mais de 10 anos. Ocupou cargos na extinta Secretaria de Previdência Complementar (SPC) e na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Fiscalização e Monitoramento Substituto na Previc, e é membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec).

  • Silvio Renato Rangel Silveira

    Silvio Renato Rangel Silveira

    Consultor especialista em Previdência Complementar Fechada

    Possui MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração, com formação em direito pela UniCuritiba e em Processamento de Dados pela UFPR. Por 21 anos foi dirigente de fundo de pensão, onde atuou como diretor Administrativo e Financeiro, diretor de Seguridade, diretor superintendente e AETQ. Também foi Superintendente de TI, área onde atuou por 15 anos. Foi conselheiro da Abrapp, e integrante ou coordenador de comissões técnicas. Foi diretor e presidente da Previpar, membro do Conselho da Paraná Previdência e membro do Comitê de Ética do Sindapp. Em 2016 recebeu o prêmio Dirigente do Ano da Ancep e o Prêmio Nacional de Seguridade Social, da Abrapp/ICSS/Sindapp. É coautor do livro “Previdência Complementar: Estudos em homenagem aos 15 anos da legislação federal”, coordenado pelo dr. Adacir Reis, e autor do livro “Previdência Social na Sociedade de Risco: o desafio da solidariedade com sustentabilidade”. Atualmente atuando como consultor independente, palestrante e professor de cursos de pós-graduação na área previdenciária.

  • Tiago Calçada

    Tiago Calçada

    Especialista da UniAbrapp

    Atuário, formado em Ciências Atuariais pela PUC-SP (MIBA n 1.666), membro do grupo técnico do IBA, responsável pela discussão das normas contábeis (CVM/FASB/IASB). Consultor sênior da Mercer, responsável pela condução de projetos de grandes empresas nacionais, multinacionais e Fundos de Pensão, com mais de 15 anos de experiência em empresas de consultoria e auditoria, incluindo um período de trabalhos na Mercer Canadá. Desde 2015 está à frente da área de contabilização pós-emprego no Brasil. Experiência como docente da FSA (Fundação Santo André) – Grade de contabilidade atuarial.

  • Tim Cayen

    Tim Cayen

    Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios do Hancock Natural Resource Group

    Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios, é responsável pelo marketing e desenvolvimento de novos negócios do Hancock Natural Resource Group. Ele também fica a cargo da gestão de contas especiais e no relacionamento com clientes exclusivos. É graduado em Engenharia Florestal pela Michigan State University e tem mestrado em Manejo Florestal e Economia pela Virginia Polytechnic Institute e State University.

  • Vitor Paulo Camargo Gonçalves

    Vitor Paulo Camargo Gonçalves

    Presidente do Conselho Diretor do ICSS

  • Victor Tito

    Victor Tito

    Diretor de investimentos da Fapes

    Diretor de Investimentos da Fapes, fundo de pensão do BNDES. Funcionário de carreira, trabalhou por mais de 10 anos no BNDES, sendo responsável pelo departamento de gestão das participações acionárias detidas pela BNDESPAR em companhias de capital aberto. É formado em Economia pelo Ibmec, com MBA pela London Business School.

  • Victoria Werneck

    Victoria Werneck

    Economista-Chefe da Icatu Seguros

    Formada em Economia e Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É sócia-diretora da Recce Consultoria Econômica e Economista-Chefe da ICATU SEGUROS desde maio de 2006. Antes disso, foi Economista-Chefe do Banco de Investimentos UBS, Economista-Chefe da corretora BBA Icatu, Economista-Chefe do Banco Icatu e Economista Sênior do Departamento Econômico da Confederação Nacional da Indústria. Foi também, durante doze anos, Professora do Departamento de Economia da PUC-Rio.

  • Viva Previdência
  • Wagner Sanchez

    Wagner Sanchez

    Doutor em Engenharia Biomédica, especialista em Redes Neurais Artificiais

    Doutor e mestre em Engenharia Biomédica. Especialista em Redes Neurais Artificiais. Psicopedagogo pela PUC. Pós-graduado em Engenharia de Software. Bacharel em Análise de Sistemas. Diretor acadêmico dos cursos de graduação da FIAP. Mais de 20 anos de experiência em consultoria e docência nas áreas de Tecnologia, Educação e Inovação. Coautor de importantes livros. Fonte dos principais meios de comunicação. Entusiasta de modelos disruptivos de transmissão de conhecimentos.

  • Walter Mendes de Oliveira Filho

    Walter Mendes de Oliveira Filho

    Presidente da Petros

    Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado pela PUC-SP, é membro do Conselho de Fiscalização dos Analistas de Investimentos desde 2011. Integrou o Conselho Consultivo da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) e foi diretor fundador da Associação Brasileira de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), ocupando, posteriormente, o cargo de presidente da entidade. Com vasta experiência de mercado, atuou também como diretor executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF); diretor de Investimentos para a América Latina da Schroders lnvestment Management PLC e CEO responsável pela abertura da filial brasileira da Schroders; superintendente de Renda Variável do Itaú-Unibanco e sócio e gestor de fundos da Cultinvest Asset Management. Antes de assumir a Petros, era membro do Conselho de Administração da Petrobras, como representante eleito pelos acionistas minoritários, e ocupou a presidência do Comitê de Auditoria Estatutário da companhia.

  • Zeina Latif

    Zeina Latif

    Economista-Chefe da XP Investimentos

    Doutora em Economia pela USP e economista-chefe da XP Investimentos, com passagem por várias instituições financeiras, como Royal Bank of Scotland, ING, Banco Real e HSBC Asset. É colunista do Estadão e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal.