Palestrantes

  • Ram Charan

    Ram Charan

    Consultor de negócios, escritor, professor e palestrante

    Reconhecido mundialmente, atua há mais de 40 anos com CEOs, diretorias e executivos de empresas globais. Foi membro da Harvard Business School e Northwestern University, é o autor de diversos livros incluindo os best sellers Execution, Confronting Reality e The Attacker’s Advantage. Além de aconselhar e treinar líderes, Charan atua em vários conselhos nos EUA, Turquia, China, Índia e Brasil. Recebeu prêmios de melhor professor da Wharton, Northwestern, e do Centro de Aprendizado da GE, em Crotonville, Nova York, e em 2005 foi eleito Membro Ilustre da Academia Nacional de Recursos Humanos.

  • Leandro Karnal

    Leandro Karnal

    Historiador, doutor em História Social pela USP e professor na Unicamp

    É reconhecido em todo o país como importante palestrante, intelectual e formador de opinião. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos do Brasil, como “O Inferno Somos Nós”, “Todos Contra Todos”, “Crer ou Não Crer”, “Santos Fortes e Diálogo de Culturas”. Participa de programas como o Jornal da Cultura, Café Filosófico CPFL e é colunista fixo do jornal O Estado de S. Paulo.

  • Gustavo Caetano

    Gustavo Caetano

    Fundador e CEO da Samba Tech

    Fundador e CEO da Samba Tech. Já compartilhou suas experiências em eventos no MIT, ONU NASDAQ. Foi nomeado o CEO do ano pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, melhor fundador pelo site americano The Next Web, um dos 50 mais inovadores do Brasil pelo Meio & Mensagem, um dos 10 jovens mais inovadores do país pelo MIT, e também foi nomeado pelo site americano Business Insider como o Mark Zukerberg (fundador do Facebook) brasileiro. É o autor do best seller “Pense Simples” e recebeu recentemente a Medalha JK.

  • Adriana de Carvalho Vieira

    Adriana de Carvalho Vieira

    Especialista da UniAbrapp

    Advogada graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócia do escritório Messina, Martins, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, membro do Conselho Deliberativo da OABPrevSP, membro da Comissão de Previdência Complementar da OAB SP, representante indicada pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp ) no Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (CODIM). Especialista da UniAbrapp nas disciplinas Jurídica e Governança Corporativa, foi coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Governança da Abrapp. Profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

  • Antônio Carlos Bastos d’Almeida

    Antônio Carlos Bastos d’Almeida

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduado em MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Administração (UFMG) e em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA). Assessor de Risco da Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz). É membro da CTN de Governança da Abrapp desde 2008 e foi membro da CTN de Controles Internos e Compliance da Abrapp (2005 a 2007). É coautor do livro “Gestão Baseada em Riscos”, professor do Curso de MBA em Previdência da Universidade Agostinho Neto em Angola (2013 e 2014) e conselheiro fiscal da Norte Energia S/A (2013). Certificado pelo ICSS com Ênfase em Administração e pelo DRI International, como Associate Business Continuity Professional. Prêmio “Melhor Profissional de Controle de Risco em Fundos de Pensão – 2013 e 2014” pela revista Investidor Profissional. Certified ISO 31000 Risk Management Professional – C31000.

  • Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

    Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

    Especialista da UniAbrapp

    Advogada formada pela Universidade de São Paulo, é sócia fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados. Atuou na Comissão Mista de Autorregulação e na Comissão Técnica Sudoeste de Assuntos Jurídicos da Abrapp, ICSS, Sindapp, é coordenadora da Comissão de Ética do Sistema Abrapp/Sindapp (mandato 2017/2020), consultora de entidades fechadas de Previdência Complementar e membro do conselho deliberativo da OABPrev-SP. Árbitro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem-CMCA/Previc e da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES Brasil). Sócia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é instrutora de cursos da UniAbrapp e colaboradora do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM).

  • Arlete de Araújo Silva Nese

    Arlete de Araújo Silva Nese

    Especialista da UniAbrapp

    Doutora em Administração com ênfase em Finanças e Governança Corporativa pela FEA-USP, mestre profissional em Administração pelo Insper com foco em Estratégia, bacharel em Administração pela Faculdade Santana. Especializada em Contabilidade e Finanças pela FGV-EAESP, MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec SP (atual Insper) com Extensão Internacional pela University of California Irvine/US. Professora na FIA e no Insper, administradora de Carteiras autorizada pela CVM e certificada pelo ICSS. Foi responsável pela gerência financeira e de investimentos da Banesprev. Previamente, coordenou o projeto de IPO da JSL SA e atuou como gerente de produtos no Santander. Autora de artigos sobre governança corporativa e fomento da previdência complementar fechada, com prêmio de melhor trabalho em seminário da FEA-USP e menção honrosa em concurso promovido pela Previc, Anfip e Abrapp.

  • ASCPrev
  • BB Previdência
  • Claudia Travi Pitta Pinheiro

    Claudia Travi Pitta Pinheiro

    Mestre em Direito pela UFRGS, consultora em Cultura de Integridade, Governança e Compliance

  • Felinto Sernache Coelho Filho

    Felinto Sernache Coelho Filho

    Líder de consultoria para a América Latina da Willis Towers Watson

  • Fernando Palma

    Fernando Palma

    Professor de Compliance da FIA/USP e Insper

  • Funcef
  • Funcesp
  • Geraldo de Assis Souza Junior

    Geraldo de Assis Souza Junior

    Especialista da UniAbrapp

    Doutor em Administração pela Universidad de La empresa em Montevidéu (UDE), mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, MBA em Previdência Complementar pela PUC Minas, pós-graduado em Auditoria Externa pela UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Possui 28 anos de experiência nas áreas de Controladoria e Contabilidade de EFPC. Professor de MBA em Previdência Complementar do Instituto IDEAS e UERJ, Universidade Positivo e Previpar, FGV, USP e IBMEC/MG. Sócio-Diretor da empresa Pension Brasil, especializada em consultoria, terceirização contábil, outsourcing e acompanhamento de conselheiros nas EFPC. Atual secretário executivo nacional das CTRs de Contabilidade da Abrapp, Conselheiro Deliberativo da Ancep e Conselheiro Fiscal da patrocinadora da Enerprev. Ex-presidente do conselho fiscal do Sindapp, coordenador e professor de cursos de graduação de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais e do curso de MBA da PUC Minas em parceria com o Instituto IDEAS.

  • Glauco Milhomem Balthar

    Glauco Milhomem Balthar

    Especialista da UniAbrapp

    Analista de sistemas, gestor de TI e sócio da Clamator Soluções em TI, empresa especializa em TI para Previdência Complementar. Fora dos “gramados” é leitor, pensador, educador e ultramaratonista. Coordena equipes de desenvolvimento, inovação e infraestrutura. Já viabilizou diversas estratégias previdenciais em renomadas entidades de previdência complementar, tendo se especializado em soluções de TI para este ramo da economia. É membro da Comissão Técnica Nacional de TI da Abrapp e profissional certificado pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Atualmente, coordena importantes projetos de inovação, integração e automação de processos do Postalis.

  • Guilherme Velloso Leão

    Guilherme Velloso Leão

    Diretor Executivo responsável pela Área de Investimentos da Abrapp

  • Gustavo Franco

    Gustavo Franco

    Economista

  • Hélio Zylberstajn

    Hélio Zylberstajn

    Coordenador do Fórum Nacional da Poupança de Longo Prazo

  • Infraprev
  • Ivan Sant’Ana Ernandes

    Ivan Sant’Ana Ernandes

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios (PUC Minas), graduado em Atuária e Estatística (UFRJ), membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 506) e do Conselho de Estatística (nº 5.542, CONRE 2ª Região). Diretor da ATEST – CONSULTORIA ATUARIAL (CIBA 88), empresa de consultoria e assessoria técnica em Atuária e Estatística, com atuação nacional e presença internacional. Professor nos cursos de graduação em Ciências Atuariais na PUC Minas e UFMG e em cursos de pós-graduação na PUC Minas, na UFRJ, na FIPECAFI-USP e na Universidade Positivo. Professor visitante da Universidade Agostinho Neto, em Angola, no curso de pós-graduação em Previdência. Coautor do livro Atuária para Não Atuários.

  • João Marcelo Barros Leal M. Carvalho

    João Marcelo Barros Leal M. Carvalho

    Especialista da UniAbrapp

    Atuário graduado pela Universidade Federal do Ceará, e advogado, pelo Centro Universitário de Brasília, além de possuir MBA em Administração Financeira com ênfase em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas. Milita no segmento de Previdência Complementar há 12 anos, tendo tido experiências em fundo de pensão multipatrocinado e consultorias atuariais, atuando, no momento, no escritório jurídico Santos Bevilaqua Advogados. É diretor do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), membro da Comissão Nacional de Atuária e membro da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/DF.

  • José Edson da Cunha Júnior

    José Edson da Cunha Júnior

    Especialista da UniAbrapp

    Graduado e pós-graduado em Ciências Contábeis pela FGV, com MBA em Gestão Atuarial e Financeira pela FIPECAFI/USP, é auditor Federal da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, licenciado. No Governo, atuou no órgão de fiscalização dos fundos de pensão por 11 anos, ocupando o cargo de diretor de Contabilidade e diretor de Administração. Foi gerente de Operações da Mercer e consultor sênior de empresas nacionais e multinacionais. Foi diretor superintendente da Mercerprev e diretor da APEP. Retornou ao governo como secretário adjunto de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Fazenda, onde liderou, entre outros, os estudos técnicos para aprovação da Previdência Complementar do Servidor Público. Foi conselheiro do CNPC por três mandatos, presidente da CRPC e membro do Comitê de Assessoramento Técnico da Funpresp/Exe. Atualmente é sócio-consultor da JCMB Consultores, palestrante em eventos de Previdência no País e professor em MBA, com pós-graduação e especialização.

  • Juan Yermo

    Juan Yermo

    Vice-Chefe da Secretaria Geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

  • Lindolfo Zimmer

    Lindolfo Zimmer

    Dirigente Nacional

    Coragem para inovar, acompanhada da imprescindível competência ao fazê-lo. Essas duas qualidades, marcas de um verdadeiro gestor talhado para a liderança, aparecem repetidamente entre os motivos mais comumente citados pelas associadas que apontaram o dirigente Lindolfo Zimmer, diretor-presidente da Fundação Copel, para ganhador do 23º Prêmio Nacional de Seguridade Social, uma justa escolha imediatamente referendada pela Diretoria da Abrapp. O fato é que causou a mais forte impressão, entre os muitos que sufragaram o seu nome, a capacidade revelada pelo nosso homenageado em 2018 em se abrir para o novo e gerar a partir daí resultados ao mesmo tempo tão expressivos quanto alcançados em um prazo relativamente curto.
    A obra produzida por Zimmer é marcada pela transparência, diálogo e capacidade de realização. Mas, nesse quadro geral, há um sucesso mais recente que chama a atenção e atende pelo nome de “Plano Família”, voltado para familiares de participantes, pioneiro em muitos aspectos e plenamente capaz de contribuir e muito para o fomento da previdência complementar fechada, algo que aliás já vem fazendo. O exitoso início definitivamente não é produto do acaso: especialistas repetem em coro ser antes de tudo fruto de um pensamento inovador, planejamento exercido em detalhes, a estratégia acertada e muito trabalho.
    De fato, quem conhece Zimmer sabe que seu perfil de dirigente facilita o cumprimento de tarefas que ele claramente entende como sagradas missões, tal o empenho com que se atira a realizá-las, fiel tradução de uma capacidade de trabalho por todos reconhecida. Sempre presente às iniciativas e projetos que reforçam o caráter coletivo da comunidade a que serve no Paraná, ainda encontra tempo e motivação para se dedicar ao cargo de Diretor da Abrapp. Os agradecimentos dirigidos a ele são a prova maior do empenho com que se dedica à Diretoria e dos resultados a partir daí produzidos.
    Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Zimmer tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-PR). É inevitável pensar que essa última passagem de sua formação acadêmica, somada à experiência adquirida no exercício dos altos cargos que ocupou nos setores público e privado, lhe trouxeram uma invulgar capacidade de atender demandas e abrir novas portas, como as que estão sendo agora observadas na forma de planos instituídos familiares, capazes de devolver o nosso Sistema ao merecido e totalmente possível crescimento.
    Portanto, muitas são as razões dessa homenagem e variados os seus significados positivos. Mas se algo pode-se dizer a mais é ter Zimmer conseguido reunir em torno de si o geral reconhecimento de seu nome. Uma convergência que engrandece ainda mais esse ato de entrega do Prêmio e o próprio Sistema que se deseja fomentar.

  • Luciane Fagundes

    Luciane Fagundes

    Especialista da UniAbrapp

  • Luís Ricardo Marcondes Martins

    Luís Ricardo Marcondes Martins

    Diretor-Presidente da Abrapp

  • Luiz Felix

    Luiz Felix

    Especialista da UniAbrapp

    Diretor da KOLME Desenvolvimento Empresarial, profissional certificado e membro da Banca do ICSS, associado ao IBGC, consultor de Governança, Controles Internos e Gestão de Processos. Professor das cadeiras Prática dos Conselheiros (UniAbrapp), Governança e Gestão de Risco (IDS-UERJ), Controle de Gestão (IDEAS) e Compliance em Instituições Não Financeiras (Escola Trevisan de Negócios). Realizou projetos e palestras em diversas EFPC, principalmente sobre Processo Decisório e Sucessão de Dirigentes e Gestores em EFPC. Foi gerente executivo na PREVI. Coordenador das Comissões Técnicas de Qualidade e de Controles Internos da ABRAPP. Atuou como membro do Conselho Fiscal da Contax, do Comitê de Administração da Taurus e como suplente do Conselho de Administração da Vale e da Valepar. Formação acadêmica em Engenharia Eletrônica, Filosofia e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação.

  • Marcos Silvestre

    Marcos Silvestre

    Pesquisador, educador, comunicador, autor, curador e conteudista nas áreas de Economia Popular, Finanças Pessoais, Empreendedorismo & Gestão da PME

  • Marisa Santoro Bravi

    Marisa Santoro Bravi

    Especialista da UniAbrapp

    Pós-graduada em Comunicação e Mercado e formada em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas e Gestão Mercadológica. Possui certificação em Excelência e Qualidade de Serviço pelo Disney Institute. Diretora executiva da MSB Promoção de Eventos e Cerimonial, é professora, consultora, cerimonialista e mestre de cerimônias em eventos corporativos. É secretária executiva da Comissão Técnica de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp e integra o Grupo de Especialistas da UniAbrapp, onde é responsável pelas Trilhas de Conhecimento nas áreas de Comunicação e Relacionamento. Há mais de 30 anos no segmento de Previdência Complementar, atua como palestrante nas áreas de Comunicação, Relacionamento, Cultura Organizacional e Motivação.

  • Octávio de Barros

    Octávio de Barros

    Economista, co-fundador da Quantum4 Soluções de Inovação

  • Odebrecht Previdência
  • Postalis
  • Prece
  • Prevdata
  • Previ
  • Quanta Previdência
  • Raphael Santoro

    Raphael Santoro

    Líder da Área de Investimentos – Mercer Brasil

  • Rogério Nagamine Constanzi

    Rogério Nagamine Constanzi

    Coordenador de Previdência do Ipea

  • Rogerio Tatulli

    Rogerio Tatulli

    Especialista da UniAbrapp

    Economista graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, possui especialização em Finanças pelo Centro de Estudos Álvares Penteado de São Paulo e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. É certificado pelo ICSS e mestre pela Flórida Christian University (EUA). Foi Professor em diversas instituições de ensino superior nas áreas de Economia, Finanças e Administração. Com 33 anos de experiência no mercado financeiro, atuando na área financeira de grandes empresas nacionais e multinacionais, está na Ericsson desde 1995, sendo que, a partir de 2010, passou a ocupar a posição de diretor superintendente da Previ-Ericsson.

  • Silvio Renato Rangel Silveira

    Silvio Renato Rangel Silveira

    Consultor especialista em Previdência Complementar Fechada

  • SP-Prevcom
  • Tiago Calçada

    Tiago Calçada

    Especialista da UniAbrapp

    Atuário, formado em Ciências Atuariais pela PUC-SP (MIBA n 1.666), membro do grupo técnico do IBA, responsável pela discussão das normas contábeis (CVM/FASB/IASB). Consultor sênior da Mercer, responsável pela condução de projetos de grandes empresas nacionais, multinacionais e Fundos de Pensão, com mais de 15 anos de experiência em empresas de consultoria e auditoria, incluindo um período de trabalhos na Mercer Canadá. Desde 2015 está à frente da área de contabilização pós-emprego no Brasil. Experiência como docente da FSA (Fundação Santo André) – Grade de contabilidade atuarial.

  • Wagner Sanchez

    Wagner Sanchez

    Doutor em Engenharia Biomédica, especialista em Redes Neurais Artificiais

  • Walter Mendes de Oliveira Filho

    Walter Mendes de Oliveira Filho

    Presidente da Petros