Agenda

Clique aqui para baixar a programação oficial do evento em PDF.

Confira e compartilhe as fotos e importantes depoimentos registrados durante o congresso.

TV ABRAPP TV ABRAPP

Para acessar as apresentações, basta clicar na seta localizada ao lado das informações do palestrante que ministrou a palestra.


O CERTIFICADO, em formato digital, já está disponível para download, através do número de seu CPF

a partir

das 12h30

CREDENCIAMENTO

14h00

14h30

Auditório

AZ Quest 1

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Auditório

AZ Quest 1

LANÇAMENTO DO SELO DE AUTORREGULAÇÃO

Abertura

Donwload+

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Diretor-Presidente da Abrapp, Diretor-Presidente da OABPrev-SP, Advogado, sócio da Messina, Martins, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Foi diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo – CAASP, vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP, presidente da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP, vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar e diretor jurídico da Abrapp. Certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

14h30

15h30

Auditório

AZ Quest 1

PALESTRA MAGNA

DISRUPTURA E PARADIGMAS:
NOVOS TEMPOS, NOVAS ATITUDES

Auditório

AZ Quest 1

Palestrante

Donwload+

Mario Sergio Cortella

Filósofo

Mario Sergio Cortella

Filósofo

Filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dono de um fantástico e extenso currículo profissional, prefere sempre se apresentar com uma versão mais resumida. Entre algumas das suas principais referências estão: professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES/MEC. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo. Fez o programa “Diálogos Impertinentes” na TV PUC, no Canal Universitário.

15h30

16h30

Auditório

AZ Quest 1

APRESENTAÇÃO ESPECIAL

TENDÊNCIAS EM LONGEVIDADE E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Auditório

AZ Quest 1

O que acontece e se tem observado hoje sobre longevidade nos Estados Unidos e no mundo. Seus impactos e estratégias para melhor aproveitamento das oportunidades e desenvolvimento de produtos e serviços voltados para o segmento 50+.

Mediadora

Donwload+

Maria Gurgel

Diretora Superintendente da Valia

Maria Gurgel

Diretora Superintendente da Valia

Graduada em Ciência da Computação com pós-graduação em Recursos Humanos pela PUC-RJ e MBA pela Fundação Dom Cabral. Participou de ações de desenvolvimento em Liderança e Negócios em diversas instituições, dentre elas Massachusetts Institute of Technology (MIT), International Institute for Management Development (IMD), Rotman School of Management and University and Kenan Flagler Business School. Após posições na área de Tecnologia no estágio inicial de carreira, ingressou na área de Recursos Humanos da Esso, onde ficou por 12 anos, sendo 4 anos como expatriada nos Estados Unidos, França e Argentina. Em 2004 ingressou na Vale, para criar o RH Internacional da Empresa e por lá ficou tendo sido diretora de diversas posições dentro e fora do RH. Sua última posição na Vale foi como Diretora Global de Recursos Humanos. Em junho de 2014 foi indicada Diretora Superintendente da Valia.

Palestrantes

Donwload+

Larry Flanagan

Presidente & CEO da AARP Services Inc.

Larry Flanagan

Presidente & CEO da AARP Services Inc.

Bacharel em Marketing pela Universidade de New Haven. É presidente & CEO da AARP Services Inc., uma subsidiária tributável integral da AARP que gerencia o relacionamento de fornecedores e desempenha a supervisão do controle de qualidade dos produtos e serviços que carregam o nome AARP e são disponibilizados por fornecedores independentes para os membros da AARP. Previamente, foi diretor global de Marketing e Comunicação para a MasterCard e responsável pela campanha “Priceless”, que tem o seu sucesso global na sua simplicidade e nos valores universais que a acompanham: a noção de que “algumas coisas o dinheiro não pode comprar”. Antes de se juntar à MasterCard, trabalhou na L’oreal USA, The Procter & Gamble Co., e começou a sua carreira no setor de agências de publicidade. Em 2008 foi nomeado a “Pessoa do Ano” pelo Ad Club de Nova Iorque. Após a sua aposentadoria da MasterCard, tornou-se o Decano Executivo da Escola de Negócios da Universidade de New Haven, onde ajudou a redirecionar o pensamento de uma nova geração de líderes de negócios no país e fora dele. É também o fundador da New Tech Haven, LLC, que apoia empreendedores de tecnologia e start-ups em fase inicial.

Donwload+

Nilton Molina

Presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon

Nilton Molina

Presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon

Administrador de empresas, foi membro do Conselho Nacional de Seguros Privados e do Conselho Nacional de Seguridade Social, um dos fundadores da Bradesco Vida e Previdência, da Icatu Seguros e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo. Atualmente, é diretor da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo. Hoje preside o Conselho de Administração da Mongeral Aegon Seguros e Previdência, é presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Pensão Multipatrocinado da Mongeral Aegon e diretor-presidente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. Desde 2014, conforme Portaria nº 302 do Ministério da Previdência Social, foi designado membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e reconduzido para o mesmo cargo em 2016, através da Portaria do Ministério da Fazenda nº 627.

Donwload+

Terry Clark

Vice-Presidente Sênior & CMO da UnitedHealth Group

Terry Clark

Vice-Presidente Sênior & CMO da UnitedHealth Group

Nomeado vice-presidente sênior e diretor de Marketing da UnitedHealth Group para supervisionar o branding, marketing e publicidade da UnitedHealth Group, UnitedHealthcare e Optum, assim como modelar positivamente a experiência do cliente no meio de um mercado desafiador de planos de saúde. Previamente, atuou como diretor de Marketing na UnitedHealthcare Medicare & Retirement, onde liderou o marketing e esforços de engajamento de marketing direto ao consumidor com foco na terceira idade. Juntou-se à UnitedHealthcare vindo da InterActiveCorp, uma empresa de tecnologia do consumidor composta de marcas digitais de ponta, onde atuou como vice-presidente executivo de Vendas e Marketing, para a divisão Entertainment Publications da empresa. É ativo em sua comunidade pelo trabalho voluntário e como membro do Conselho de Diretores para o Teatro Guthrie, Fundação UnitedHealth e Fundação Infantil da UnitedHealthcare.

15h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

NOVO IGI – INDICADORES DE GESTÃO DE INVESTIMENTOS DA ABRAPP

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

NetInvest

15h30

16h30

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 1

BOAS PRÁTICAS DE RELACIONAMENTO: COMPARTILHAR, APRENDER E INSPIRAR

Auditório

AZ Quest 3

Apresentação de três trabalhos realizados pelas Entidades que integram o Sistema, selecionados entre os estudos publicados na Coletânea de Casos: Boas Práticas de Relacionamento. Tem o objetivo de incentivar as Entidades à tão fundamental atitude de gerar proximidade com aqueles que constituem sua razão de ser: os participantes. Confira no e-Book que será lançado no Congresso, além desses e outros estudos de casos, informações sobre multicanalidade e dicas para melhorar a experiência no atendimento.

Palestrantes

Donwload+

Gisele Pupin Ayabe

Especialista de Seguridade, Relacionamento e Comunicação da Prevmon

Gisele Pupin Ayabe

Especialista de Seguridade, Relacionamento e Comunicação da Prevmon

Administradora de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo, com MBA em Previdência Privada pela Universidade Anhanguera, com mais de 20 anos de experiência no setor, adquirida na PortoPrev, Mercer, Fundação Itaubanco, Visão Prev e na Monsanto Sociedade Previdenciária (Prevmon). Na Prevmon é responsável pela administração do plano de previdência da empresa no Brasil e Argentina, relacionamento com os participantes, projetos de comunicação e educação previdenciária. Também é membro do Grupo de Profissionais de Fundos de Pensão (GPFP). Fará a apresentação do case: “Proximidade e Uso de Tecnologia para Construir Relacionamentos”.

Donwload+

Lucas Nóbrega

Diretor Executivo da Abrapp

Lucas Nóbrega

Diretor Executivo da Abrapp

Possui MBA Executivo Internacional pela Vanderbild University/USA, em parceria com a FIA/USP e é profissional certificado pelo ICSS e ANBIMA. Há oito anos na Bayer, é executivo responsável por Previdência desde 2012. Atualmente, é diretor superintendente da Previbayer. Atuou como responsável de investimentos no fundo de pensão da Ericsson. Foi conselheiro deliberativo da Abrapp e é diretor executivo da Abrapp Regional Sudoeste, sendo responsável pela área de Relacionamento com o Participante. É também integrante da Comissão Técnica Nacional de Investimentos.

Donwload+

Luciana Ribeiro

Gerente de Relacionamento do Sebrae Previdência

Luciana Ribeiro

Gerente de Relacionamento do Sebrae Previdência

Pós-graduada em Direito Trabalhista e Previdenciário (UNICEUB), especialista em Gestão de Pessoas, atualmente exerce a função de gerente de Relacionamento no Sebrae Previdência – Instituto Sebrae de Seguridade Social. É membro das Comissões Técnicas Regionais Centro-Norte de Relacionamento com o Participante e de Atuária da Abrapp e certificada pelo ICSS. Atua no sistema de Previdência Complementar há 13 anos, onde já exerceu funções voltadas às áreas de benefício, cadastro e arrecadação. Realiza treinamentos e palestras sobre temas voltados à previdência complementar. Fará a apresentação do case: “Criação da Área de Relacionamento com o Participante”.

Donwload+

Malton Ferreira Moroz

Gerente de Relacionamento com o Participante da Fibra

Malton Ferreira Moroz

Gerente de Relacionamento com o Participante da Fibra

Graduado em Sistemas de Informações pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática (SPEI), com MBA em Previdência Complementar pela Universidade Positivo (UP). Há sete anos é gerente de Relacionamento com o Participante da Fundação Itaipu (Fibra), tendo trabalhado por 15 anos no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da Fibra, em especial, do CRM. Participou da implantação da área de Relacionamento com o Participante. Fará a apresentação do case: “Acolhimento das Pensionistas”.

15h30

16h30

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 2

GESTÃO DE INVESTIMENTOS DAS EFPC – DISCUSSÃO SOBRE GESTÃO PRÓPRIA VERSUS TERCEIRIZADA

Auditório

AZ Quest 2

Discussão sobre os prós e contras da Gestão Terceirizada e da Gestão Própria dos ativos das EFPC. Motivos de os gestores optarem por um modelo e não por outro. O painel contará com a presença de gestores das EFPC e consultores, sendo mediado por representante da Fitch Ratings.

Palestrantes

Donwload+

Dante Scolari

Diretor de Investimentos da Fundação Ceres de Seguridade Social

Dante Scolari

Diretor de Investimentos da Fundação Ceres de Seguridade Social

Economista e engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Pós-graduado em Economia Rural pela Universidade de Wisconsin, Madison, WI, USA. Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Distrito Federal. Foi pesquisador e diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), conferencista no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) – Ministério da Defesa, assessor técnico da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação no Congresso Nacional, membro titular e presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Ceres de Previdência Complementar. É diretor de Investimentos e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) da Fundação Ceres de Seguridade Social e diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Administrador autorizado de Carteira de Valores Mobiliários (CVM). Profissional certificado com ênfase em Administração e em Investimentos pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Profissional Habilitado para fins de exercício no cargo de diretor de Investimentos (AETQ) de Entidade Fechada de Previdência Complementar pela Previc.

Donwload+

Edivar Queiroz

CEO Luz Soluções Financeiras

Edivar Queiroz

CEO Luz Soluções Financeiras

OPM Program pela Harvard Business School (EUA), doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e formado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Escolhido pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) como “Notório Saber em Finanças” e premiado pela BM&F pela melhor tese de doutorado sobre “Derivativos Financeiros” de 2006. Em 2013 recebeu o Troféu Benchmark da revista Investidor Institucional, premiado como o Melhor Consultor de Risco em Previdência Complementar. Fundador da LUZ Soluções Financeiras, atua como CEO da empresa.

Donwload+

Paula Mansur

Presidente da Visão Prev

Paula Mansur

Presidente da Visão Prev

Pós-graduada em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, formada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da UNA. Tem atuação no Mercado Financeiro há mais de 20 anos com foco em temas que envolvem política de investimentos, exposição a risco, controladoria, dentre outros. Consolidou-se na carreira trabalhando na Telefônica Brasil por mais de 16 anos, sendo responsável por várias operações financeiras de sucesso tanto no Grupo Telefônica quanto em outras instituições financeiras, além de já ter sido também responsável pelas áreas contábil, crédito e cobrança, faturamento e apuração de gastos comerciais. Atualmente, é presidente do Fundo de Pensão do Grupo Telefônica, a Visão Prev, e também membro do Conselho Deliberativo da Fundação Sistel.

Donwload+

Pedro Gomes

Diretor de Ratings de Fundos e Gestores de Recursos da Fitch Ratings

Pedro Gomes

Diretor de Ratings de Fundos e Gestores de Recursos da Fitch Ratings

Graduado em Administração de Negócios pela Universidade Oswaldo Cruz e pós-graduado em Controladoria pela Universidade Mackenzie. Há 20 anos na Fitch Ratings do Brasil, sua experiência profissional inclui análise de instituições financeiras e gestores de recursos, além de análise setorial relacionada à indústria financeira Brasileira. O trabalho trata da condução de comitês de crédito e diversas reuniões com investidores e emissores. Antes de se juntar à Fitch, trabalhou em instituições financeiras, principalmente em análise de crédito.

Donwload+

Sérgio Wilson Ferraz Fontes

Presidente da Fundação Real Grandeza

Sérgio Wilson Ferraz Fontes

Presidente da Fundação Real Grandeza

Possui formação acadêmica em Engenharia Mecânica com mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e MBA Executivo pelo COPPEAD. Funcionário de FURNAS Centrais Elétricas S/A, onde ocupou diversos cargos gerenciais, sendo os dois últimos como Superintendente de Conformidade e Gestão de Risco e Chefe de Gabinete da Presidência. É diretor-presidente da Real Grandeza, onde anteriormente exerceu o cargo de diretor de Seguridade e de conselheiro Deliberativo.

15h45

ESTANDE INSTITUCIONAL

LANÇAMENTO

DIVERSOS TÍTULOS

ESTANDE INSTITUCIONAL

Autor

Donwload+

Mario Sergio Cortella

Filósofo

16h30

ESPAÇO UNIABRAPP

RELATÓRIO DE CONTROLES INTERNOS ELABORADO PELO CONSELHO FISCAL

Palestrante

Donwload+

Geraldo de Assis Júnior

Especialista da UniAbrapp

Geraldo de Assis Júnior

Especialista da UniAbrapp

Doutorando em Administração pela UDE em Montevidéu, MBA em Previdência Complementar pela PUC-MG, pós-graduado em Auditoria Externa pela UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG. Possui 23 anos de experiência nas áreas de Controladoria e Contabilidade de EFPC. Atualmente é pesquisador e professor de cursos de MBA em Previdência Complementar. Sócio-diretor da empresa Pension Brasil, especializada em consultoria contábil e acompanhamento de conselheiros nas EFPC. Membro das Comissões Técnicas Nacional e Regional Leste de Contabilidade da Abrapp e conselheiro deliberativo da Ancep.

16h30

17h00

Intervalo para Café

16h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA ENTRE PAIS E FILHOS

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case Forluz

17h00

ESPAÇO UNIABRAPP

A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DE RISCOS NA EVIDÊNCIA DO ATO REGULAR DE GESTÃO

Palestrante

Donwload+

Antonio Carlos Bastos d’Almeida

Especialista da UniAbrapp

Antonio Carlos Bastos d’Almeida

Especialista da UniAbrapp

Pós-graduado em MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Administração (UFMG) e em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA). Assessor de Risco da Fundação Forluminas de Seguridade Social (FORLUZ). É membro da CTN de Governança da Abrapp e foi membro da CTN de Controles Internos e Compliance da Abrapp. É coautor do livro “Gestão Baseada em Riscos”, foi professor do Curso de MBA em Previdência da Universidade Agostinho Neto em Angola e Conselheiro Fiscal da Norte Energia S/A. Certificado pelo ICSS com ênfase em Administração e pelo DRI International, como Associate Business Continuity Professional. Prêmio “Melhor Profissional de Controle de Risco em Fundos de Pensão (2013 e 2014)” pela revista Investidor Profissional.

17h00

18h00

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 3

GUIA DA EFPC RESPONSÁVEL | SELEÇÃO E MONITORAMENTO DE GESTOR TERCEIRIZADO COM CRITÉRIOS ASG

Auditório

AZ Quest 3

Visa fornecer diretrizes e ferramentas para apoiar as associadas da Abrapp na evolução de práticas de investimento responsável na seleção e monitoramento dos gestores de recursos terceirizados. Tem como objetivo a melhoria da gestão de riscos e geração de retorno sustentável de longo prazo através da incorporação de critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) no processo de contratação e monitoramento de investimentos. Iniciativa: Abrapp – CTNSUS, CDP, PRI – Parceiro Técnico: SITAWI Finanças do Bem.

Palestrantes

Donwload+

Gustavo Pimentel

Diretor da SITAWI

Gustavo Pimentel

Diretor da SITAWI

Economista pela UFRJ com International MBA pela IE Business School. Eleito o melhor analista Socioambiental para investidores na pesquisa global Extel IRRI 2015. Possui 13 anos de experiência assessorando instituições financeiras e investidores institucionais a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão, análise de riscos e avaliação de investimentos. Sua carreira inclui passagens por instituições financeiras (ABN AMRO, Unibanco e SR Rating) e socioambientais (Amigos da Terra, PNUD).

Donwload+

Raquel Castelpoggi

Coordenadora da CTN de Sustentabilidade da Abrapp

Raquel Castelpoggi

Coordenadora da CTN de Sustentabilidade da Abrapp

Graduada em Serviço Social pela UFRJ, pós-graduada em Gestão da Qualidade pela UCAM. Especializações em Gestão de Programas Sociais e Planejamento, pela UFRJ, e Gestão de Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, pela UERJ. Cursando MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade na FGV/RJ. Certificada no Programa de Treinamento da Global Reporting Initiative (GRI). É coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp e coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Fundação Real Grandeza. Membro representante da Abrapp na Comissão Intra-setorial de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Febraban e coordenadora do Fórum de Equidade e Diversidade das EFPC.

17h00

18h00

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 4

GESTÃO FLEXÍVEL EM RENDA VARIÁVEL

Auditório

AZ Quest 2

Como a utilização de estratégias flexíveis em ações, tais como proteções, derivativos e investimentos de valor relativo, podem aumentar o retorno em ações no longo prazo, diminuindo a volatilidade e aumentando a diversificação.

Palestrante

Donwload+

Paulo Rogerio Ribeiro Abreu Ribeiro

Sócio e Gestor de Investimentos em Ações da Pacifico Gestão de Recursos

Paulo Rogerio Ribeiro Abreu Ribeiro

Sócio e Gestor de Investimentos em Ações da Pacifico Gestão de Recursos

Engenheiro de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro, possui mestrado em Finanças e Economia Empresarial pela FGV. No Opportunity Asset Management, atuou como gerente de risco, sendo responsável pelo monitoramento diário de estratégias de investimento, controles gerenciais, simulações de rentabilidade e cálculo de medidas de risco. Posteriormente, foi gestor de ativos de renda variável e responsável pelo controle de todos os investimentos daquela empresa. Criou a Pacifico Gestão de Recursos, aonde atua como gestor de Investimentos em Ações.

17h00

19h00

Auditório

AZ Quest 1

SESSÃO PLENÁRIA 1

PREVIDÊNCIA E TRABALHO: NADA SERÁ COMO ANTES

Auditório

AZ Quest 1

Os avanços na medicina e tecnologia elevam a longevidade. Os novos mercados combinados ao comportamento e anseios da geração mais jovem criam novas profissões e formatos de trabalho. Estes são fatos concretos de que rupturas inexoráveis estão em curso. O que se propõe é uma reflexão dos fenômenos, à luz também da experiência internacional, compreendendo que, muito além dos debates específicos sobre as reformas trabalhista e previdenciária, transformações estruturais exigem soluções estruturais.

Mediadora

Donwload+

Fátima Turci

Jornalista e Apresentadora

Fátima Turci

Jornalista e Apresentadora

Jornalista com 40 anos de profissão, Fátima Turci recebeu, em 2016, o Prêmio Personalidade da Comunicação pela Mega Brasil e foi eleita uma das Jornalistas mais admiradas em sua categoria.
Atualmente, realiza treinamentos de comunicação e de gestão de imagem e reputação. Participa também como apresentadora, debatedora e mediadora, tanto em eventos presenciais quanto em vídeos (lives ou gravações para as mais diversas finalidades). Sólida experiência em televisão com foco em economia, já entrevistou mais de 15 mil personalidades nos 20 anos de programas na Record News, Rede Mulher, CNT, Gazeta e Manchete. Foi repórter de O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Rádio Eldorado, colunista da revista Exame e dirigiu a Agência Estado. Atuou também na comunicação de grandes grupos empresariais e entidades de classe, antes de fundar a CDI, uma das principais agências de comunicação do mercado. Acumula mais de 400 participações profissionais em eventos e cerca de cinco mil executivos treinados.

Palestrantes

Donwload+

Fabio Giambiagi

Economista

Fabio Giambiagi

Economista

É mestre em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ e graduado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FEA/UFRJ). Um dos maiores especialistas brasileiros nas áreas de Finanças Públicas e Previdência Social, é superintendente da Área de Planejamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. Foi professor de diversas cadeiras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). É autor e organizador de mais de 25 livros sobre Economia Brasileira, de dezenas de trabalhos acadêmicos publicados em diversas revistas especializadas em Economia e de mais de 300 artigos jornalísticos, incluindo jornais do Brasil, Argentina e Uruguai. Colunista regular dos jornais Valor e O Globo (Brasil) e ex-colunista do jornal El País (Uruguai).

Donwload+

Heinz Rudolph

Economista Líder do Banco Mundial

Heinz Rudolph

Economista Líder do Banco Mundial

Doutorado em Economia pela Universidade de Georgetown, EUA. É economista financeiro principal do Grupo de Finanças e Mercados na Região da América Latina e Caribe do Banco Mundial. Tem trabalhado no Banco Mundial pelos últimos 13 anos. Previdência, financiamento da infraestrutura e o rol dos investidores institucionais são suas principais áreas de pesquisa e trabalho com países. Assessora mais de 20 países na América Latina, Europa e Ásia. Trabalhou por dez anos para o governo do Chile como diretor de Política Financeira do Ministério da Fazenda e lidera as reformas no mercado de capitais e o financiamento do Tesouro Público. É autor de várias publicações, incluindo três livros.

Donwload+

José Pastore

Sociólogo Ph.D.

José Pastore

Sociólogo Ph.D.

Doutor honoris causa em ciência pela University of Wisconsin, Madison, Wisconsin, Ph.D. em Sociologia pela University of Wisconsin, mestre em Ciências Sociais pela Escola Pós-Graduada de Sociologia e Política de São Paulo, licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Universidade de São Paulo (USP), especialista em pesquisa, ensino e consultoria nas áreas de relações do trabalho, emprego, recursos humanos e desenvolvimento institucional. É consultor em relações do trabalho da Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Comercio, Febraban, várias federações estaduais de indústria e comércio, centrais sindicais de trabalhadores e associações industriais setoriais. É membro da Academia Internacional de Economia e Direito e da Academia Paulista de Letras. Autor de diversos livros e artigos para publicações nacionais e estrangeiras, é articulista de O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense na área do trabalho.

17h30

ESPAÇO UNIABRAPP

O USO DE INDICADORES E REFERÊNCIAS DO MERCADO NA ANÁLISE E TOMADA DE DECISÕES

Palestrante

Donwload+

Arlete de Araújo Silva Nese

Especialista da UniAbrapp

Arlete de Araújo Silva Nese

Especialista da UniAbrapp

Doutora em Administração com ênfase em Finanças e Governança Corporativa pela FEA USP; Mestre Profissional em Administração pelo Insper com foco em Estratégia; bacharel em Administração pela Faculdade Santana. Especializada em Contabilidade e Finanças pela FGV EAESP; MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec SP (atual Insper) com extensão internacional pela University of California Irvine/US. Professora na FIA e no Insper, Administradora de Carteiras autorizada pela CVM e certificada pelo ICSS. Responsável pela gerência financeira e de investimentos da Banesprev. Previamente, coordenou o projeto de IPO da JSL S/A e atuou como gerente de produtos no Santander. Autora de artigos sobre governança corporativa e fomento da previdência complementar fechada, com prêmio de melhor trabalho em seminário da FEA USP e menção honrosa em concurso promovido pela PREVIC, ANFIP e ABRAPP.

18h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

AMAR & POUPAR

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case OABPrev-GO

18h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

LANÇAMENTO

GUIA DA EFPC RESPONSÁVEL | SELEÇÃO E MONITORAMENTO DE GESTOR TERCEIRIZADO COM CRITÉRIOS ASG

ESTANDE INSTITUCIONAL

Autor

Donwload+

Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp

18h30

19h30

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 5

VIABILIDADE ADMINISTRATIVA DAS EFPC

Auditório

AZ Quest 3

A viabilidade administrativa das EFPC é um tema que vem sendo discutido no segmento há mais de duas décadas. No intuito de viabilizar a administração na ocorrência de novos planos nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, serão apresentados estudos efetuados pela Comissão Técnica Nacional de Contabilidade que demonstram a capacidade de ganho de escala administrativa, fato que poderá reduzir as despesas per capita dos planos previdenciais, em linha com o plano de fomento apresentado pela Abrapp.

Palestrantes

Donwload+

Geraldo de Assis Souza Júnior

Coordenador da CTN de Contabilidade da Abrapp

Geraldo de Assis Souza Júnior

Coordenador da CTN de Contabilidade da Abrapp

Doutorando em Administração pela UDE em Montevidéu, MBA em Previdência Complementar pela PUC-MG, pós-graduado em Auditoria Externa pela UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG. Possui 23 anos de experiência nas áreas de Controladoria e Contabilidade de EFPC. Atualmente é pesquisador e professor de cursos de MBA em Previdência Complementar. Sócio-diretor da empresa Pension Brasil, especializada em consultoria contábil e acompanhamento de conselheiros nas EFPC. Membro das Comissões Técnicas Nacional e Regional Leste de Contabilidade da Abrapp e conselheiro deliberativo da Ancep.

Donwload+

Ricardo Costa Tortorelli

Membro da CTN de Contabilidade da Abrapp

Ricardo Costa Tortorelli

Membro da CTN de Contabilidade da Abrapp

Licenciatura plena em Física e bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-RS. MBA em Finanças pela FGV/RJ. É consultor contábil financeiro da Fundação CEEE de Seguridade Social (EletroCEEE), perito do Juízo, Justiça do Trabalho – TRT – 4ª Região. Membro da Comissão Técnica Nacional de Contabilidade da Abrapp e coordenador da Comissão Técnica Regional Sul de Contabilidade daAbrapp. É certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

18h30

19h30

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 6

COMO INVESTIMENTOS FLORESTAIS PODEM SUBSTITUIR A RENDA FIXA

Auditório

AZ Quest 2

Investimentos em ativos florestais são de grande importância numa estratégia de diversificação e substituição da renda fixa em um ambiente de taxa de juros decrescentes.

Palestrante

Donwload+

Cleidson Rangel

Diretor de Investimentos da Hancock Asset Management

Cleidson Rangel

Diretor de Investimentos da Hancock Asset Management

Bacharel em Economia pela Universidade de Mogi das Cruzes, Brasil, possui um MBA da Hult International Business School, em Boston. É diretor de Investimentos da Hancock Asset Management Brasil e gestor de ativos registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Possui mais de 15 anos de experiência na gestão de ativos para investidores institucionais e tem larga experiência em private equity, finanças internacionais e agronegócio, tanto no Brasil quanto no exterior. Antes de ir para a Hancock, realizou a gestão da carteira da Phaunos Timber no valor de 250 milhões de dólares na América do Sul, incluindo as operações no Uruguai e no Brasil e atuou como presidente da Eucateca, um projeto greenfield de eucalipto e teca no valor de 150 milhões no Mato Grosso, Brasil. Possui um vasto conhecimento em oportunidades de investimentos em mercados emergentes. Trabalhou na equipe de carteira de investimentos da América Latina na Devonshire Investors, setor de private equity da Fidelity Investments.

19h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

LANÇAMENTO

E-BOOK COLETÂNEA DE CASOS: BOAS PRÁTICAS DE RELACIONAMENTO

ESTANDE INSTITUCIONAL

Autor

Donwload+

Comissão Técnica Nacional de Relacionamento com o Participante da Abrapp

19h00

COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

- -

Auditório

AZ Quest 1

PREMIAÇÃO

22º PRÊMIO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL

Auditório

AZ Quest 1

Premiado

Donwload+

Luiz Paulo Brasizza

Dirigente Nacional

Luiz Paulo Brasizza

Dirigente Nacional

O nosso homenageado tem no entusiasmo com que se atira às missões a si confiadas um traço reconhecido por todos, conquistados à primeira vista seja pela capacidade de trabalho ou por sua plena entrega à busca de resultados. Um senso de dever combinado a um profundo conhecimento teórico e prático dos assuntos tratados, aliados a uma liderança que sabe exercer – como poucos – uma combinação de virtudes que fez de Luiz Paulo Brasizza, atual Diretor Vice-Presidente da Abrapp e Presidente da UniAbrapp, o Dirigente Nacional 2017.

Contador na origem, pós-graduado em Engenharia de Negócios pela UFRJ/COPPE e especialização em Política e Estratégia (USP/NAIPPE), é Diretor de Investimentos da Volkswagen Previdência Privada e chegou a Diretor Executivo da Abrapp em 2012. Desde então tornou-se um dedicado artífice da vida associativa, deixando entrever pensamentos e atitudes que admiramos e estamos hoje aqui a homenagear. Uma admiração que vem do empenho em nos transformar em interlocutores valorizados no debate global, da sensibilidade que revela ao ouvir e se relacionar com associadas de pequeno e médio portes do segmento privado, da forma com que bem nos representa em órgãos externos, da abertura para o emprego mais intenso de tecnologia em nossa rotina, da forte defesa que faz da sustentabilidade, do batalhador em que se transformou em prol da melhor governança e, não menos, das inúmeras realizações, quer seja como coordenador geral de nossos Congressos desde 2014 e, especialmente, na liderança de um dos projetos mais caros para o Sistema nos últimos anos, que foi a criação da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp), totalmente dedicada e especializada na qualificação dos profissionais do setor – um sonho antigo, construído com antecipação de um ano em seu cronograma, em bases sólidas e que tem em seu MBA e Centro Educacional os símbolos maiores desse sucesso.

As razões dessa homenagem são inúmeras e muitas delas foram manifestadas com gratidão pelas associadas que elegeram nosso homenageado, mas para acolhê-las em todos os seus aspectos falta acrescentar a menção muito justa de que o Dirigente Nacional 2017 nos inspira, ao ajudar a previdência complementar fechada a chegar até aqui, e ir com certeza muito mais longe, em um futuro que ele tanto contribui para tornar melhor.

09h00

11h00

Auditório

AZ Quest 1

SESSÃO PLENÁRIA 2

IDEIAS INOVADORAS x A ESPERA QUE PARALISA

Auditório

AZ Quest 1

Inovação e movimentos de ruptura de paradigmas: um debate sobre o nível de dependência do Estado para inovações dos mercados e a visão, ainda que parcial, de que as ações dependem sempre de terceiros, levando à inércia. Sob essa perspectiva, refletir o papel dos órgãos de supervisão e regulação, com vistas à sua estabilidade e autonomia, foco na segurança e, ao mesmo tempo, na indução do crescimento dos mercados.

Mediador

Donwload+

Gilberto Dimenstein

Jornalista e Coordenador do Catraca Livre

Gilberto Dimenstein

Jornalista e Coordenador do Catraca Livre

Ganhou todos os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Foi acadêmico-visitante no programa de Direitos Humanos da Universidade de Columbia (Nova York). Integrou a incubadora de projetos sociais de Universidade Harvard. Atualmente, coordena o Catraca Livre, que foi transformado em um estudo de caso da escola de negócios de Harvard e escolhido por um júri formado por especialistas em Tecnologia da Informação da Universidade de Oxford, BBC e Financial Times, uma das 100 mais inspiradoras inovações digitais para a mudança social.

Palestrantes

Donwload+

Ana Carla Abrão Costa

Sócia da Oliver Wyman

Ana Carla Abrão Costa

Sócia da Oliver Wyman

Doutora em Economia pela Faculdade de Economia e Administração – FEA/USP – São Paulo, onde apresentou tese duplamente premiada com o Haralambos Simeonidis 2004 de melhor tese de doutorado em Economia (mais importante premiação acadêmica em Economia no Brasil) e o Prêmio Febraban de Melhor Contribuição para o debate sobre Microeconomia Bancária em 2004. É sócia da Oliver Wyman Consultoria Estratégica e Presidente do Conselho de Gestão Fiscal do Município de São Paulo.

Donwload+

Fabio Gonsalez

Co-Fundador da FintechLab

Fabio Gonsalez

Co-Fundador da FintechLab

Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FIA e MSc em “Operations Management” pela Universidade de Manchester. Com especialização em Planejamento Estratégico pela London Business School, IMD e Fundação Dom Cabral e Design Thinking e Inovação pela d.school da Universidade de Stanford. Executivo com 26 anos de experiência em serviços financeiros e consultoria de gestão empresarial. Liderou projetos complexos e áreas de planejamento estratégico, projetos, processos e desenho organizacional. Tem atuação nas áreas de sistemas de pagamentos, adquirência, pagamentos móveis, bem como inovação, planejamento e gestão de mudanças organizacionais.

Donwload+

Márcio Lima Medeiros

Diretor de Administração do Funpresp-Jud

Márcio Lima Medeiros

Diretor de Administração do Funpresp-Jud

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UNB). É professor cadastrado da ESAF, ESMPU, MPF e ENAP em disciplinas de Economia do Setor Público, Planejamento e Gestão Estratégica, Indicadores de Desempenho e Lei de Responsabilidade Fiscal. Atualmente, é diretor de administração da Funpresp-Jud, dedica-se à pesquisa e escreve artigos de temas nas áreas de Governança Corporativa, Administração Estratégica e Gestão por Projetos. Possui certificação do ICSS, com ênfase em Administração.

Donwload+

Tiago Mattos

Futurista, Professor da Singularity University

Tiago Mattos

Futurista, Professor da Singularity University

Mundialmente importante dentro da nova geração de Futuristas, é membro do corpo docente da Singularity University e também é encarregado das aulas de Futurismo no Transdisciplinary Innovation Program, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ele moldou sua perspectiva sobre Futurismo participando de diversas jornadas em algumas das mais renomadas escolas de inovação do mundo, tais como Singularity, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Harvard, Institute for the Future, TIP (Transdisciplinary Innovation Program), Hyper Island, Kaos Pilots e muitas outras. É co-fundador de diversos projetos, como escolas de inovação, consultorias de aprendizagem, laboratórios de tecnologia, centros de Big Data, plataformas de aprendizagem, aceleradoras de impacto positivo, entre outras. Além disso, é co-fundador da Perestroika: a maior escola de atividades criativas da América Latina, muito respeitada por sua forma de criar experiências disruptivas de aprendizagem. Atualmente, lidera a Aerolito, uma empresa que explora cenários futuros através de uma metodologia original e já criou projetos experimentais em realidade virtual, internet das coisas, robótica e inteligência artificial. Seu papel principal é imaginar possibilidades em futuros pós-emergentes, especialmente sobre futuro do trabalho e futuro da educação/aprendizagem, conceitos compartilhados em suas aulas e livros.

09h30

10h30

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 7

PROGRAMA DE INTEGRIDADE PARA EFPC

Auditório

AZ Quest 3

No momento em que as EFPC estão sendo desafiadas a aprimorar seus processos e respectivos controles, a Comissão de Governança convida à reflexão o desenvolvimento/aprimoramento de mecanismos e procedimentos de integridade para o fortalecimento do ambiente interno da Entidade e sua amplitude sobre partes interessadas, visando o adequado e pleno exercício do dever fiduciário.

Palestrantes

Donwload+

Adriana Barreto Rodrigues

Coordenadora da CTR Sudeste de Governança da Abrapp

Adriana Barreto Rodrigues

Coordenadora da CTR Sudeste de Governança da Abrapp

Formada em Ciências Contábeis pela UFRJ, MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV, com 14 anos de experiência em Previdência Complementar Fechada. Gerente de Riscos e Compliance na Fundação Eletrobrás de Seguridade Social (Eletros), coordenadora da Comissão Técnica Regional Sudeste de Governança da Abrapp, é também membro desta Comissão Técnica Nacional e certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) com ênfase em Investimentos.

Donwload+

Rafael Castro

Gerente Executivo de Conformidade e Controles Internos na Previ

Rafael Castro

Gerente Executivo de Conformidade e Controles Internos na Previ

Mestre em Gestão do Turismo pela University of Surrey (Inglaterra), pós-graduado em Negócios Sustentáveis pela University of Cambridge (Inglaterra), MBA em Gestão Imobiliária pela PUC/RJ e graduado em Direito pela UFRJ. É gerente executivo de Conformidade e Controles Internos na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ),com mais de 20 anos de experiência em Previdência Complementar Fechada. Na Previ atuou também nas áreas de Investimentos e Planejamento Estratégico. Foi coordenador da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp e membro da Comissão Técnica Regional de Investimentos Imobiliários da Abrapp.

09h30

10h30

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 8

RENDA VARIÁVEL NO BRASIL: UMA OPORTUNIDADE HISTÓRICA

Auditório

AZ Quest 2

O redirecionamento da agenda econômica brasileira trouxe de volta a estabilidade para a economia do país. Há uma melhora substancial nos fundamentos das empresas brasileiras e uma recuperação da economia já está em curso. Além disso, reformas estruturais que podem tornar a economia mais eficiente se tornaram o foco central da equipe econômica, evidenciando um esforço na busca de um crescimento econômico de longo prazo para o país. Nesse contexto, investidores estão cada vez mais otimistas com o mercado de renda variável. Dada a alta recente nos preços das ações brasileiras, muitos se perguntam se ainda há mais espaço para futuras valorizações. Nesse painel discutiremos diversos estudos acerca do potencial de lucratividade das companhias listadas brasileiras e por que eles nos indicam que estamos diante de uma oportunidade histórica de investimento em ações no Brasil.

Palestrante

Donwload+

James Samuel Gulbrandsen

Gestor Responsável da NCH Capital

James Samuel Gulbrandsen

Gestor Responsável da NCH Capital

Graduado em Economia pela Brigham Young University. Possui 20 anos de experiência em Mercado de Capitais. Juntou-se à NCH e fundou a NCH Brasil. Iniciou sua carreira na área de M&A do Morgan Stanley, participando das privatizações no Brasil. Atuou em uma Family Office americano. Foi gestor na Wasatch Advisors (gestora americana com US$ 20 bilhões sob gestão), sendo responsável pelos investimentos na América Latina, com retorno em dólar de 24% nesse período.

09h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PARA ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp

11h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

BUSINESS INTELLIGENCE PARA GESTÃO DE RISCOS NA FORLUZ

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case Forluz

11h00

ESPAÇO UNIABRAPP

LANÇAMENTO: PROGRAMA + CONSELHEIRO

Palestrantes

Donwload+

Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

Especialista da UniAbrapp

Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini

Especialista da UniAbrapp

Advogada formada pela Universidade de São Paulo. É sócia-fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados, membro da Comissão Mista de Autorregulação – ABRAPP, ICSS, SINDAPP, da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos e da Comissão Regional Sudoeste de Assuntos Jurídicos da Abrapp. É consultora de Entidades Fechadas de Previdência Complementar, autora de vários artigos especializados em Previdência Complementar Fechada e Governança Corporativa, do “Manual de Práticas e Recomendações aos Dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”. É membro do Conselho Deliberativo da OABPrev São Paulo, Árbitro da Comissão PREVIC-CMCA, profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), sócia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e especialista dos cursos da UniAbrapp. Foi membro do Conselho da Carteira dos Advogados do IPESP/Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo. É Coordenadora da Comissão de Ética do Sindapp.

Donwload+

Luiz Felix

Especialista da UniAbrapp

Luiz Felix

Especialista da UniAbrapp

Diretor da KOLME Desenvolvimento Empresarial, profissional certificado e membro da Banca do ICSS, associado ao IBGC, consultor de Governança, Controles Internos e Gestão de Processos. Professor das cadeiras “Prática dos Conselheiros” (UniAbrapp), “Governança e Gestão de Risco” (IDS-UERJ), “Controle de Gestão” (IDEAS) e “Compliance em Instituições Não Financeiras” (Escola Trevisan de Negócios). Realizou projetos e palestras em diversas EFPC, principalmente sobre “Processo Decisório” e “Sucessão de Dirigentes e Gestores em EFPC”. Ex-Gerente Executivo na PREVI. Coordenador das Comissões Técnicas de Qualidade e de Controles Internos da Abrapp. Atuou como membro do Conselho Fiscal da Contax, do Comitê de Administração da Taurus e como Suplente do Conselho de Administração da Vale e da Valepar. Formação acadêmica em Engenharia Eletrônica, Filosofia e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação.

Donwload+

Silvio Renato Rangel Silveira

Especialista da UniAbrapp

Silvio Renato Rangel Silveira

Especialista da UniAbrapp

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. É diretor superintendente da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar (Fibra), membro do Conselho de Administração e da Comissão Técnica Nacional de Investimentos da Abrapp. Coordenou a Comissão Ad Hoc da Abrapp e integrou a Comissão Temática 4, do CNPC, responsável pela proposta de revisão regulatória de precificação de passivos, ativos e solvência, e atualmente coordena a Comissão Ad Hoc de Transferência de Gerenciamento. Exerce a função de diretor de fundo de pensão há 20 anos, e sua experiência anterior inclui atuação como diretor de Seguridade e diretor Administrativo e Financeiro da Fibra, presidente da Previpar, membro do Conselho de Administração da Paraná Previdência e superintendente de Informática da Itaipu Binacional. É certificado pelo IBGC e pelo ICSS, AETQ habilitado pela Previc, professor de cursos de Pós-Graduação na Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná e na PUC-PR, e de cursos de capacitação de dirigentes e conselheiros da Previpar, ASCPREV e TCHE Previdência. Autor do livro “Previdência Social na Sociedade de Risco: o desafio da solidariedade com sustentabilidade”, e coautor do livro “Previdência Complementar: estudos em homenagem aos 15 anos da legislação federal”. Em 2007 foi eleito dirigente regional sul pelas associadas do ICSS e, em 2016, recebeu o Prêmio de Dirigente Nacional da Ancepp e o Prêmio Nacional de Seguridade Social da Abrapp. Palestrante em congressos e eventos relacionados à Previdência, Governança e Investimentos.

11h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

LANÇAMENTO

GUIA COM ORIENTAÇÕES “A CONDUÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTEGRIDADE NAS EFPC”

ESTANDE INSTITUCIONAL

Autor

Donwload+

Comissões Técnicas Nacional e Regional Sudeste de Governança da Abrapp

11h00

11h30

Intervalo para Café

11h00

12h00

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 9

INDICADORES ATUARIAIS NA AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE BENEFÍCIOS

Auditório

AZ Quest 3

A gestão do passivo dos planos de benefícios compreende o gerenciamento da solvência e do equilíbrio financeiro. No entanto, as entidades não costumam fazer uso de benchmark para avaliar o comportamento desse passivo com o de outros planos de benefícios. Com o objetivo de suprir essa lacuna, o GT IDG II, em parceria com a CTN de Atuária, Rodarte Nogueira e Previc, desenvolveu indicadores de Atuária que permitem aos gestores realizar comparativos do passivo atuarial entre planos de benefícios.

Palestrantes

Donwload+

Carlos Augusto Pacheco Pereira

Coordenador do GT IDG II da Abrapp

Carlos Augusto Pacheco Pereira

Coordenador do GT IDG II da Abrapp

Bacharel e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. É coordenador de Programação Econômico-Financeira na Funcef e membro da Comissão Técnica Nacional de Contabilidade e do GT IDG II da Abrapp.

Donwload+

Christian A. Catunda

Diretor de Orientação Técnica e Normas Substituto

Christian A. Catunda

Diretor de Orientação Técnica e Normas Substituto

Formado em Ciências Atuariais pela UFC e Direito pela UNIFOR. MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV e pós-graduação em Direito e Processo Tributário pela UNIFOR. Atuou como consultor atuarial na área de Previdência. Foi servidor temporário/atuário na Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS) do Ministério da Previdência Social, no segmento de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Aprovado em concurso para especialista em Previdência Complementar na Previc, é servidor de carreira da autarquia, exerceu funções de coordenador na Coordenação-Geral de Alterações da DITEC e de coordenador-geral na Coordenação-Geral de Monitoramento Atuarial da DIACE.

Donwload+

João Rodarte

Diretor Geral da Rodarte Nogueira

João Rodarte

Diretor Geral da Rodarte Nogueira

Diretor-geral, consultor em Previdência Complementar e Saúde Suplementar, estatístico graduado pela UFMG, CONRE 6.928, atua no mercado desde 1984. Essa experiência lhe permitiu ser escolhido pela Câmara Interdepartamental do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais para receber o diploma de Ex-Aluno UFMG Destaque 2001, pela relevância de sua atuação profissional. Foi professor voluntário do curso de Ciências Atuariais da UFMG, do MBA em Previdência Complementar do Instituto de Desenvolvimento e Estudos Aplicados à Seguridade (Ideas) e do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Perícia Judicial e Práticas Atuariais promovido pelo ITCP.

11h00

12h00

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 10

O PAPEL DO INVESTIMENTO NO EXTERIOR NA ALOCAÇÃO DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Auditório

AZ Quest 2

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar vão enfrentar um cenário desafiador no ano de 2018 para conseguir atingir as suas metas atuarias. Nos últimos anos, as carteiras das entidades ficaram basicamente alocadas em renda fixa, entretanto, dado o cenário macroeconômico que vamos enfrentar, as carteiras precisam ser revistas para procurar alocações que gerem retorno (alpha) suficiente para atingir a meta. Nesse cenário, gostaríamos de analisar o papel que o investimento no exterior poderá ter nas carteiras das EFPC, segmento esse que apresenta uma oportunidade de alocação, mas que ainda gera muitas dúvidas.

Palestrantes

Donwload+

Fernando Lovisotto

Sócio responsável pelas Estratégias de Curto Prazo da Vinci Partners

Fernando Lovisotto

Sócio responsável pelas Estratégias de Curto Prazo da Vinci Partners

Formado em Engenharia e mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É responsável pelas estratégias de curto prazo da Vinci Partners: Equities, Hedge Funds, Crédito e Investment Solutions. Foi sócio-diretor do RiskOffice e, quando a Algorithmics assumiu o controle, passou a exercer a função de diretor técnico. Ao longo de sua carreira, exerceu atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos e prospecção de clientes no segmento Institucional.

Donwload+

Marcelo Rabbat

Sócio e Head da Área Institucional da Vinci Partners

Marcelo Rabbat

Sócio e Head da Área Institucional da Vinci Partners

Formado em Economia, mestre em Estatística e doutor pela Universidade de São Paulo. É sócio responsável pela área de Investidores Institucionais e membro do comitê executivo da Vinci Partners. Foi sócio-diretor do RiskOffice e, quando ocorreu sua venda para a Algorithmics, passou a exercer a função de diretor comercial. Antes disso, tinha sido sócio-diretor da PR&A.

11h30

ESPAÇO UNIABRAPP

GESTÃO ATUARIAL, O QUE OS CONSELHEIROS PRECISAM SABER?

Palestrante

Donwload+

Ivan Sant’Ana Ernandes

Especialista da UniAbrapp

Ivan Sant’Ana Ernandes

Especialista da UniAbrapp

Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios (PUC Minas), graduado em Atuária e Estatística (UFRJ), membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 506) e do Conselho de Estatística (nº 5.542, CONRE 2ª Região). Diretor da Atest – Consultoria Atuarial (CIBA 88), empresa de consultoria e assessoria técnica em Atuária e Estatística, com atuação nacional e presença internacional. Professor nos cursos de graduação em Ciências Atuariais na PUCMINAS e UFMG e em cursos de pós-graduação na PUCMINAS, na UFRJ, na FIPECAFI-USP e na Universidade Positivo. Professor visitante da Universidade Agostinho Neto, em Angola, no curso de Pós-Graduação em Previdência. Coautor do livro “Atuária para Não Atuários”.

11h30

13h30

Auditório

AZ Quest 1

SESSÃO PLENÁRIA 3

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA TODOS

Auditório

AZ Quest 1

O modelo previdenciário brasileiro e a nova previdência complementar fechada. A construção conjunta de uma proposta concreta de estrutura e produtos, incluindo soluções para todos – empresas, sindicatos, setores, servidores públicos e indivíduo. Os desafios a serem superados e os benefícios que o novo modelo traz ao País.

Mediadora

Donwload+

Mônica Waldvogel

Jornalista

Mônica Waldvogel

Jornalista

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, começou a carreira como repórter de revistas especializadas em agricultura e comércio exterior. A experiência no jornalismo diário começou na extinta TV Manchete, onde atuou como repórter nas áreas de Cultura e Economia. A convite da Rede Globo, assumiu a cobertura econômica do Jornal Nacional e, após, transferiu-se para o SBT e para a editoria de política. Um novo chamado da Rede Globo, trouxe Mônica para assumir o posto de editora-chefe e âncora do Jornal da Globo, além de participar do projeto Brasil 500 Anos e, na GloboNews, atuou como entrevistadora e apresentadora do programa Sem Fronteiras, sobre política internacional. Já na Record foi editora-chefe, âncora e comentarista do telejornal Fala Brasil. Como produtora independente, realizou e participou como entrevistadora do talk-show Dois a Um, exibido pelo SBT. Idealizadora do programa Saia Justa exibido pelo Canal GNT, atuou durante 11 anos como responsável pelo conteúdo editorial, apresentação e mediação do debate. Também colabora, como articulista, em diversas publicações e jornais. Na Globonews, assumiu a bancada paulista do Jornal das Dez e foi convidada para atuar como apresentadora e entrevistadora do programa “Entre Aspas”, um programa de debates ao vivo.

Palestrantes

Donwload+

Hélio Zylberstajn

Economista Ph.D.

Hélio Zylberstajn

Economista Ph.D.

Ph.D. em Relações Industriais pela University of Wisconsin, Madison (1987), é professor sênior do Departamento de Economia da FEA/USP. Foi Secretário Nacional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Administração. É consultor do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É, também, membro do Conselho Superior de Estudos Estratégicos e do Conselho Superior de Relações do Trabalho, ambos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Conselho de Orientação Econômica da Associação Comercial de São Paulo.

Donwload+

José Ribeiro Pena Neto

Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp

José Ribeiro Pena Neto

Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp

Engenheiro, pós-graduado em Administração Financeira (PUC-Rio), Applied Internacional Management (IFL-Suécia) e MBA Executivo em Finanças (IBMEC-BH). Atua há 21 anos na área de Previdência Complementar como diretor da Forluz, entidade fechada de previdência complementar patrocinada pela Cemig, sendo atualmente seu presidente. Foi membro da diretoria executiva e diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Atualmente, é o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação. Foi membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

Donwload+

Roberto Macedo

Economista Ph.D

Roberto Macedo

Economista Ph.D

Economista (USP), M.A e Ph.D. em Economia pela Universidade Harvard (EUA). É consultor econômico, articulista de O Estado de S. Paulo, coordenador do Conselho de Economia da Associação Comercial de São Paulo e membro do Conselho de Administração da Desenvolve-SP (Agência de Fomento do Estado de SP). Foi professor titular e diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da USP, presidente do IPEA e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Escreve atualmente um livro de Educação Financeira onde coloca a aposentadoria como parte de uma questão maior, a longevidade ampliada.

Donwload+

Thiago Felipe Gonçalves

Coordenador da CTN de Atuária da Abrapp

Thiago Felipe Gonçalves

Coordenador da CTN de Atuária da Abrapp

Atuário formado pela PUC Minas e especialista em Previdência Complementar pelo Instituto IDEAS/PUC Minas. Gerente Atuarial e de Seguridade da Forluz, coordenador da Comissão Técnica Nacional de Atuária da Abrapp e da Comissão Técnica Regional Leste de Atuária da Abrapp, membro titular da Comissão Nacional de Atuária da Previc, representando as entidades fechadas de previdência complementar. Foi professor da graduação em Ciências Atuariais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e do MBA em Previdência Complementar da Universidade Positivo (Curitiba-PR). Foi consultor em diversas entidades e patrocinadores de grandes entidades fechadas de previdência complementar do país, atuando em reestruturação de planos, estudos de ALM e avaliações atuariais. Foi membro da Comissão Ad Hoc de Despesas Administrativas da Abrapp e coordenador técnico do 1º Encontro Nacional de Atuários dos Fundos de Pensão, realizado em 2015.

12h30

13h30

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 11

GOVERNANÇA, CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES E DESEMPENHO DOS INVESTIMENTOS: EVIDÊNCIAS EM EFPC

Auditório

AZ Quest 3

Há características específicas em EFPC que podem influenciar o comportamento de seus executivos e que trazem à luz questões relevantes sobre a governança interna destes investidores institucionais. Resultados significativos em pesquisa com 263 EFPC brasileiras sugerem não ser óbvio que o monitoramento e controle pelos órgãos de supervisão e regulação atual sejam suficientes para evitar a evolução de déficits nestas organizações ou para se alcançar o benefício esperado.

Palestrante

Donwload+

Arlete de Araújo Silva Nese

Doutora em Administração

Arlete de Araújo Silva Nese

Doutora em Administração

Doutora em Administração pela FEA/USP, mestre e bacharel na mesma área pelo Insper e Faculdade Santana. Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-SP com extensão internacional pela UCI, EUA e especialização em Contabilidade e Finanças pela FGV EAESP CEAG. É autorizada pela CVM para Administração de Carteiras e pelo ICSS para gestão de investimentos e atuação como membro em órgãos de governança em EFPC. Atua na gestão Financeira e de Investimentos do Banesprev e, previamente, coordenou o projeto de IPO da JSL e exerceu funções no Santander.

12h30

13h30

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 12

CENÁRIO MACRO E AS OPORTUNIDADES EM RENDA VARIÁVEL NO BRASIL

Auditório

AZ Quest 2

A apresentação começa analisando a situação atual política e econômica do Brasil, passando pelos principais acontecimentos recentes e os grandes problemas que precisam ser enfrentados. O que o governo vem fazendo diante desta situação e como isso vem impactando os preços de ativos. Expõe quais são as oportunidades de investimentos que surgem nessa retomada da economia. Por fim, mostra como a população deveria estar se preparando diante de avanços tecnológicos que vem remoldando o mundo.

Palestrante

Donwload+

Celson Plácido

Estrategista Chefe da XP Investimentos

Celson Plácido

Estrategista Chefe da XP Investimentos

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduado em Direito Societário pela FGV-RJ. É estrategista chefe e sócio da XP Investimentos. Trabalha há mais de 18 anos no mercado financeiro. Foi analista de ações no Banco Icatu, Banco BBA, Santander, Petros e GP Investimentos e gestor de carteiras de ações e sócio na Opus gestora de recursos. Na XP Investimentos, iniciou na área comercial voltada para clientes institucionais e hoje é o responsável pela área de análise.

12h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

ADESÃO AUTOMÁTICA – O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO DO NOVO

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case Funpresp-Exe

13h00

ESPAÇO UNIABRAPP

A PREVIDÊNCIA PRIVADA AINDA VAI TE APOSENTAR RICO: SAIBA COMO E POR QUÊ

Palestrante

Donwload+

Marcos Silvestre

Autor do Livro 'Previdência Particular, a nova Aposentadoria'

Marcos Silvestre

Autor do Livro 'Previdência Particular, a nova Aposentadoria'

Economista com MBA em Finanças, Controladoria & Bancos pela USP. Desde 1991 atua como pesquisador, educador, comunicador, autor, curador e conteudista nas áreas de Economia Popular, Finanças Pessoais, Empreendedorismo & Gestão da PME. Idealizou e implementou na UNICAMP o PROFE®, Programa de Reeducação e Orientação Financeira e Empreendedora. Mentor do Clube de Coaching Money® do PROFE®, apresenta os programas Na Ponta do Lápis e Por Conta Própria na rádio BandNews FM e dirige o site ‘vamosprosperar.com.br’.

13h30

ESPAÇO UNIABRAPP

O QUE O FUTURO NOS RESERVA E COMO AS ENTIDADES DEVEM SE PREPARAR PARA A ERA DIGITAL?

Palestrante

Donwload+

Guilherme Gazzoni

Líder de Previdência da Mercer RJ

Guilherme Gazzoni

Líder de Previdência da Mercer RJ

Administrador graduado pela Universidade de Brasília – UNB, pós-graduado em Finanças pelo IBMEC e com especialização em Entrepreneurship pela Babson College – Boston / Massachussets. Certificado com ênfase em Administração pelo ICSS. Vivência internacional e mais de 10 anos de experiência em administração e consultoria nos ramos de Previdência Complementar, tendo acumulado experiência em gestão estratégica de equipes e negócios. Como diretor administrativo e comercial da GAMA Consultores Associados, foi responsável por implementar a área de Gestão de Projetos e pela prospecção e o atendimento de clientes dos segmentos corporativo, de previdência complementar fechada e de seguros. Coordenou o lado vendedor do M&A entre a GAMA e a Mercer Human Resource Consulting, empresa global líder em consultoria em Recursos Humanos, participando em todas as etapas do processo. Atualmente, é consultor sênior da Mercer, responsável pela liderança da equipe de consultores do Rio de Janeiro.

13h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

LANÇAMENTO

PREVIDÊNCIA PARTICULAR – A NOVA APOSENTADORIA

ESTANDE INSTITUCIONAL

Autor

Donwload+

Marcos Silvestre

13h30

15h00

Almoço

14h00

ESPAÇO UNIABRAPP

RELACIONAMENTO COM EXCELÊNCIA: INSPIRADO NO MODELO DISNEY DE GESTÃO

Palestrante

Donwload+

Marisa Santoro Bravi

Especialista da UniAbrapp

Marisa Santoro Bravi

Especialista da UniAbrapp

Pós-graduada em Comunicação e Mercado e formada em Comunicação Social, com especialização em Relações Públicas e Gestão Mercadológica, é professora universitária, consultora e diretora executiva da MSB Promoção de Eventos e Cerimonial. É certificada em Qualidade de Serviço pelo Disney Institute. Foi Gerente de Comunicação e Marketing da Fundação Cesp no período em que foram criadas as áreas de Comunicação e de Atendimento. Há mais de 20 anos no segmento de Previdência Complementar, atua como palestrante nas áreas de Comunicação, Relacionamento e Motivação e como cerimonialista e mestre de cerimônias em eventos corporativos. Atua como especialista da UniAbrapp e coordena a Comissão Técnica Nacional de Relacionamento com o Participante da Abrapp.

 

14h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

CHATBOT GEBSAPREV

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case GEBSAPrev

14h30

ESPAÇO UNIABRAPP

COMO VENCER AS DESCULPAS MAIS COMUNS QUE AS PESSOAS USAM PARA NÃO ADERIR À PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR?

Palestrante

Donwload+

Luciane Fagundes

Especialista da UniAbrapp

Luciane Fagundes

Especialista da UniAbrapp

Psicóloga (graduada pela PUCRS/1994), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP/RS) e Psicologia Econômica (Fipecafi/SP), professora de Psicologia Econômica do MBA em Previdência Complementar – ESPM/RS. Como consultora da Mirador Atuarial, atua no ambiente de Seguros e Previdência com foco na compreensão dos comportamentos econômicos das pessoas frente a decisões que envolvem riscos sociais de curto e longo prazo. Ministra palestras, cursos, treinamentos e desenvolve estratégias e conteúdos de gestão com enfoque na Psicologia Econômica para instituições e EFPC.

14h30

15h30

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 13

LANÇAMENTO DO BANCO DE AÇÕES: SEMEANDO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA

Auditório

AZ Quest 3

A proposta do Banco de Ações de Educação Previdenciária é ser uma ferramenta de aprendizado e principalmente compartilhamento de experiências da previdência complementar. Proporcionando agilidade no acesso aos casos práticos e objetividade na busca de orientações e experiências, facilitará a criação e implantação de ações de educação previdenciária criativas, inovadoras e adequadas a cada perfil de público, entidade e planos de benefícios.

Palestrantes

Donwload+

Cristiano Verardo

Membro da CTN de Educação da Abrapp

Donwload+

Daniel Coelho

Membro da CTN de Educação da Abrapp

Daniel Coelho

Membro da CTN de Educação da Abrapp

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial. Responsável pela comunicação corporativa e estratégia de educação financeira e previdenciária da Valia.

Donwload+

Rakel Azevedo

Membro CTN de Educação da Abrapp

14h30

15h30

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 14

O QUE É A VISÃO DE LONGO PRAZO? É POSSÍVEL EM MERCADOS EMERGENTES?

Auditório

AZ Quest 2

Discussão sobre o que é o longo prazo e se esse tipo de mentalidade corporativa pode existir em economias de mercados emergentes como o Brasil. Também discutiremos o G em ESG e analisaremos por que as melhores práticas em matéria de governança são importantes. A discussão estará focada particularmente no papel da comunidade de proprietários de ativos na promoção de longo prazo e governança corporativa superior.

Palestrantes

Donwload+

Kelly Tang

Diretora Estrategista de Pesquisa e Design da S&P Dow Jones Indices

Kelly Tang

Diretora Estrategista de Pesquisa e Design da S&P Dow Jones Indices

Licenciada em História pela Universidade de Stanford e mestre em Administração de Empresas pela Harvard University. É responsável pela conceituação, pesquisa e design que cobrem a estratégia global em diferentes classes de ativos. Publica trabalhos de pesquisa relacionados a mercados de capitais e conceitos de investimentos voltados para canais de varejo e institucionais. Atua como professora adjunta na Escola de Negócios Gabelli da Fordham University. É um CFA Charterholder, membro da New York Society of Security Analysts (NYSSA) e do CFA Institute.

Donwload+

Luiz Paulo Brasizza

Diretor Vice-Presidente da Abrapp

Luiz Paulo Brasizza

Diretor Vice-Presidente da Abrapp

Contador (IESA – Santo André), MBA em Previdência Complementar e pós-graduação em Engenharia de Negócios (UFRJ/COPPE), com especialização em Política e Estratégia (USP/NAIPPE) e especialização em Comércio Exterior (Aduaneiras). É diretor de investimentos da Volkswagen Previdência Privada. Foi diretor-executivo da Abrapp e, atualmente, é vice-presidente da Associação e diretor-presidente da UniAbrapp. Representante da Abrapp em Conselhos da ANBIMA, CDP e ISE (B3). Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Coordenador geral dos Congressos da Abrapp desde 2014.

15h00

ESPAÇO UNIABRAPP

ESTABILIDADE FINANCEIRA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: COMO PROTEGER E CRIAR VALOR EM UMA ECONOMIA EM TRANSIÇÃO

Palestrante

Donwload+

Juliana Lopes

Diretora Executiva do CDP

Juliana Lopes

Diretora Executiva do CDP

Graduada em Jornalismo, com um MBA em Marketing e mestrado em Administração pela FEI na linha de pesquisa em Sustentabilidade. É diretora do CDP Latin America. Atua há 12 anos na área de Sustentabilidade, com início da carreira no terceiro setor. Foi editora da primeira revista brasileira especializada em Responsabilidade Social Corporativa – Ideia Sustentável, onde coordenou projetos de estudos e pesquisas, bem como de consultoria estratégica em Sustentabilidade. Trabalhou em empresas multinacionais como BASF e Bridgestone-Firestone na área de Comunicação Corporativa. Também se dedicou à elaboração e implementação de campanhas de comunicação da sustentabilidade para clientes corporativos e organizações internacionais como WWF. Integra o Grupo de Pesquisa internacional sobre Licença Social.

15h00

17h00

Auditório

AZ Quest 1

PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO MINISTRO DA FAZENDA HENRIQUE DE CAMPOS MEIRELLES

SESSÃO PLENÁRIA 4

GOVERNANÇA COMO EIXO CENTRAL DA CREDIBILIDADE

Auditório

AZ Quest 1

A pauta da governança tem estado presente na agenda das organizações em todos os setores da economia. O pagamento anual de 40,5 bilhões de reais em benefícios previdenciários regularmente confere à previdência complementar fechada a credibilidade de um mecanismo seguro. E manter tal posição passa pela discussão de aprimoramento contínuo do ambiente normativo e da autorregulação, dos mecanismos de proteção de dirigentes e gestores e no compartilhamento de riscos – numa agenda positiva alinhada à proposta da nova previdência complementar para todos.

Mediadora

Donwload+

Denise Campos de Toledo

Jornalista

Denise Campos de Toledo

Jornalista

Jornalista, graduada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Comentarista de Economia, escritora e palestrante. Atualmente, apresenta o Jornal Jovem Pan na Rádio Jovem Pan. É comentarista de Economia do Jornal da Manhã, dos Jornais da TV Gazeta e editora do blog Economia em Foco. É autora do livro “Assuma o controle das suas finanças”. Trabalhou como repórter no jornal O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Foi apresentadora da Rádio Eldorado e comentarista de Economia nos telejornais da TV Cultura, Rede Manchete, Rede TV e SBT.

Palestrantes

Donwload+

Adriana de Carvalho Vieira

Coordenadora da CTN de Governança da Abrapp

Adriana de Carvalho Vieira

Coordenadora da CTN de Governança da Abrapp

Advogada, graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócia do escritório Messina, Martins, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Previdência Complementar da Oabprev-SP e profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Além da coordenação da Comissão de Governança da Abrapp, que busca estudar e propor ações voltadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos controles, ferramentas de gestão e indicadores de desempenho, fomentando a implementação das melhores práticas de Governança, através da sensibilização e do treinamento, atua como especialista da UniAbrapp nas disciplinas Jurídica e Governança.

Donwload+

Daniel Pulino

Professor de Direito Previdenciário da PUC/SP e Membro do Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe

Daniel Pulino

Professor de Direito Previdenciário da PUC/SP e Membro do Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe

Professor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da PUC/SP. É doutor e mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP, graduado em Direito pela USP (Faculdade do Largo de S. Francisco), procurador federal PREVIC-SP, membro do Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe e autor do livro “Previdência Complementar: Natureza Jurídico-Constitucional e seu Desenvolvimento pelas Entidades Fechadas”; entre outras obras e artigos.

Donwload+

Fábio Henrique de Sousa Coelho

Diretor Superintendente Substituto da Previc

Fábio Henrique de Sousa Coelho

Diretor Superintendente Substituto da Previc

Engenheiro civil, com mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília e em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem ampla experiência em várias áreas da economia e do mercado de crédito e de capitais, além da área previdenciária e de gestão de riscos. Atuou no departamento econômico do Banco Central, onde exerceu o cargo de chefe de Gabinete do Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania. É servidor de carreira do Banco Central e atualmente diretor superintendente substituto da Previc, onde já ocupou o cargo de diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos e de coordenador geral de Pesquisas Atuariais, Contábeis e Econômicas.

Donwload+

Gueitiro Matsuo Genso

Presidente da Previ

Gueitiro Matsuo Genso

Presidente da Previ

Bacharel em Administração pela Faculdade SPEI, Curitiba/PR. Possui MBA em Formação Geral Básica para Altos Executivos pela FGV, Cascavel/PR e MBA em Agronegócios pela ESALQ, Piracicaba/SP. Ingressou no Banco do Brasil em 1985 e, nos últimos anos, ocupou os cargos de Diretor de Clientes Pessoas Físicas, Diretor de Crédito Imobiliário, Diretor de Empréstimos e Diretor de Produtos (Banco Nossa Caixa). Foi responsável pela Gestão da Rede de Varejo do BB na região leste da Grande São Paulo e pela Gestão da Estratégia de Atacado na Região Sul. Atuou em Conselhos de Administração e Fiscal de entidades como a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), Grupo Segurador BB Mapfre e Febraban. Atualmente, exerce as funções de presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI), presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, presidente do Conselho de Administração da Vale e membro suplente do Conselho Nacional de Previdência Complementar.

Donwload+

José Paschoal Rossetti

Pesquisador da Fundação Dom Cabral

José Paschoal Rossetti

Pesquisador da Fundação Dom Cabral

Economista, professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, nos cursos MBA e em programas de gestão avançada, realizados em parceria com a INSEAD e com a Kellogg School of Management. Consultor de grandes empresas, em análise de cenários para planejamento estratégico e estruturação de sistemas de governança corporativa. É membro dos Conselhos de Administração do Grupo Boticário, da Raia Drogasil, do Magazine Luiza, da Química Amparo/YPÊ e Marilan. É presidente do Conselho de Administração das Usinas Santa Adélia. Fundador e sócio-diretor da empresa de consultoria em governança corporativa Rossetti & Associados, que atua em aliança com o Centro de Governança de Empresas de Controle Familiar da PwC. Foi professor titular dos Departamentos de Economia das Universidades Mackenzie, PUC-SP, PUC-Campinas e EAESP-FGV. É autor de diversas obras, dentre elas, Introdução à economia, Economia monetária, Contabilidade social, Economia de mercado: fundamentos, falácias e valores e Transição 2000: tendências, mudanças e estratégias. Seu mais recente livro é Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências (S. Paulo, Atlas, 7ª edição 2016).

15h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

NOVO IGI – INDICADORES DE GESTÃO DE INVESTIMENTOS DA ABRAPP

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

NetInvest

16h00

17h00

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 15

INFRAESTRUTURA – AVANÇOS E PERSPECTIVAS PARA AS EFPC

Auditório

AZ Quest 3

O PPI foi criado há cerca de 1 ano com diversos projetos concluídos, porém com grande evolução no formato, regulação e governança dos projetos de infraestrutura. Servirão como impulsionadores da economia, tendo a iniciativa privada, e particularmente as EFPC, como principal aliado visto que são globalmente o player mais importante no financiamento da infraestrutura. A discussão busca detalhar as mudanças realizadas e a grande oportunidade para EFPC de uma sólida alternativa de investimento.

Palestrantes

Donwload+

Angelo José Mont'Alverne Duarte

Subsecretário da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda

Angelo José Mont'Alverne Duarte

Subsecretário da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda

Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo ITA e doutor em Economia pela EPGE/FGV. Foi secretário-adjunto de Macroeconomia e Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e assessor do Ministro de Estado da Fazenda. Foi economista-visitante do Bank for International Settlements (BIS), onde trabalhou com tópicos de política monetária, financeira e creditícia, com foco na América Latina, além de apoiar o grupo técnico de bancos centrais das Américas. É subsecretário da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, trabalhando com advocacia da concorrência, financiamento para infraestrutura e regulação econômica.

Donwload+

Guilherme Benites

Sócio da Aditus Consultoria Financeira

Guilherme Benites

Sócio da Aditus Consultoria Financeira

Formado em Matemática pelo IME-USP, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em Engenharia pela POLI-USP. É Financial Risk Manager certificado pela GARP e consultor de Investimentos autorizado pela CVM. É sócio da Aditus Consultoria Financeira.

Donwload+

Guilherme Leão

Diretor Executivo e responsável pela CTN de Investimentos da Abrapp

Guilherme Leão

Diretor Executivo e responsável pela CTN de Investimentos da Abrapp

Formado em Economia pela PUC-MG, MBA em Finanças pelo IBMEC, especialização em Defesa da Concorrência pela UFMG, mestre em Economia de Empresas pela FEAD-MG e certificado pelo ICSS. Experiência de 15 anos na Previdência Complementar em função de três mandatos como diretor presidente da Casfam. É diretor-executivo da Abrapp, respondendo pela área de investimentos, e vice-presidente do Instituto Mineiro do Mercado de Capitais.

Donwload+

Igino Zucchi de Mattos

Diretor da Secretaria do PPI da Presidência da República

Igino Zucchi de Mattos

Diretor da Secretaria do PPI da Presidência da República

Mestre em Finanças e Economia Empresarial (FGV/SP), MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC/INSPER e Bacharel em Administração de Empresas. Executivo com 23 anos de experiência, trabalhou no relacionamento com EFPP na Unibanco Asset Management. Na sequência, foi CIO (Investimentos) e CFO da Unibanco AIG e de outras seguradoras. Membro de comitês executivos, também participou de reestruturação de empresas e é diretor do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

Donwload+

Mauricio Wanderley

Diretor de Investimentos e Finanças da Valia e Coordenador da CTN de Investimentos da Abrapp

Mauricio Wanderley

Diretor de Investimentos e Finanças da Valia e Coordenador da CTN de Investimentos da Abrapp

Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Atualmente, é diretor de Investimentos e Finanças da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia). A Valia tem R$ 21,5 bilhões em ativos. É coordenador da Comissão Técnica Nacional de Investimentos da Abrapp.

16h00

17h00

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 16

PERSPECTIVAS ECONÔMICAS PARA 2017 E ADIANTE

Auditório

AZ Quest 2

A tendência de longo prazo de queda da taxa de juros foi interrompida nos últimos anos. Com a recessão e a queda da inflação, o Banco Central pela primeira vez encorajou a discussão sobre a taxa de juros estrutural. O objetivo da palestra é discutir o futuro da taxa de juros do país e as dificuldades da convergência, especialmente sem melhorar as contas públicas.

Palestrante

Donwload+

Gustavo Henrique de Barroso Franco

Sócio e Estrategista-Chefe da Rio Bravo Investimentos

Gustavo Henrique de Barroso Franco

Sócio e Estrategista-Chefe da Rio Bravo Investimentos

Bacharel e mestre em Economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD pela Harvard University. É sócio fundador e estrategista-chefe da Rio Bravo Investimentos. Foi presidente do Banco Central do Brasil e um dos formuladores do Plano Real. Participa de diversos conselhos consultivos e de administração, mantém atividade acadêmica e escreve regularmente para jornais e revistas. É professor do departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem catorze livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas.

16h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

WEBINAR – TECNOLOGIAS DIGITAIS

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case Funpresp-Jud

17h00

ESPAÇO UNIABRAPP

RISCOS ATUARIAIS COM FOCO NO EQUILÍBRIO DOS PLANOS

Palestrante

Donwload+

Raphael Barcelos de Farias

Coordenador da CTR Sudeste de Atuária da Abrapp

Raphael Barcelos de Farias

Coordenador da CTR Sudeste de Atuária da Abrapp

Atuário, graduado pela UNESA, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC. Atualmente gerencia o setor atuarial da Fundação de Seguridade Social Braslight e coordena a Comissão Técnica Regional Sudeste de Atuária da ABRAPP. É membro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), da Comissão Técnica Nacional de Atuária da ABRAPP e da Comissão de Entidades Fechadas RJ – IBA. É certificado pelo IBA no seguimento de Previdência Complementar Fechada e Previdência Social e pelo ICSS com ênfase em Administração.
Acumula mais de 13 anos de experiência no Sistema de Previdência Complementar Fechado. Dentre as principais atividades está o monitoramento e gerenciamento de riscos atuariais em relação ao impacto que as alterações nas hipóteses atuariais representarão para os planos.

18h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA GESTÃO DA QUALIDADE

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case Previnorte

- -

Auditório

AZ Quest 1

LANÇAMENTO

LANÇAMENTOS SURPC

Auditório

AZ Quest 1

Apresentação

Donwload+

Paulo Cesar dos Santos

Subsecretário da SRPC

- -

Auditório

AZ Quest 1

PREMIAÇÃO

5º PRÊMIO ABRAPP DE JORNALISMO

Auditório

AZ Quest 1

MATÉRIA VENCEDORA: “PARENTE DE EMPREGADO PODERÁ ADERIR À PREVIDÊNCIA FECHADA”

VEÍCULO: JORNAL O TEMPO – BELO HORIZONTE

Premiada

Donwload+

Queila Ariadne Batista da Silva

Jornalista do Jornal O Tempo – Belo Horizonte

Queila Ariadne Batista da Silva

Jornalista do Jornal O Tempo – Belo Horizonte

Formada em Jornalismo pela PUC-Minas, com pós-graduação em Produção de Texto e Literatura no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Fez a especialização “O Jornalista como agente e líder no desenvolvimento social” (FEMSA e o Tecnológico de Monterrey). Iniciou a carreira profissional como produtora e repórter da PUC TV (em um programa de cinema e jornal diário), emissora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-Minas. Trabalhou durante cinco anos na equipe de Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Foi contratada em abril de 2002 pelo Jornal O TEMPO, onde até os dias de hoje exerce o cargo de subeditora e repórter especial de Economia, além de redatora do jornal Super Notícia. Venceu mais de 20 prêmios de jornalismo como: CNH, CNT, Abecip, Allianz, Etco, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas-BH), MIS (Movimento Internet Segura), Sebrae, prêmio Chico Lins – da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Associação Brasileira das Empresas Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), entre outros.

- -

Auditório

AZ Quest 1

PREMIAÇÃO

7º PRÊMIO PREVIC-ABRAPP DE MONOGRAFIAS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Auditório

AZ Quest 1

TEMA 1
CRIAÇÃO DE MECANISMOS PARA O GERENCIAMENTO DE EXPECTATIVAS

TRABALHO PREMIADO:
“GERENCIANDO AS EXPECTATIVAS DOS PARTICIPANTES: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS EM UM PLANO DE BENEFÍCIO ALVO”

Premiados

Donwload+

Flavio Machado Pereira

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Flavio Machado Pereira

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Mestrando em Economia Empresarial pela UCAM, formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Finanças e Gestão Corporativa e MBA em Gestão do Desenvolvimento Regional Sustentável. Funcionário de carreira do Banco do Brasil cedido para a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), onde desempenha a função de Analista na Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários. Atualmente, é responsável pela análise do setor bancário, de seguradoras e de infraestrutura.

Donwload+

Florentino da Silva Fernandes

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Florentino da Silva Fernandes

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Mestre em Economia Empresarial pela UCAM, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Finanças Empresariais e Controladoria. Funcionário de carreira do Banco do Brasil cedido para a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), onde desempenha a função de Analista na Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários. Atualmente, é responsável pela elaboração da Política de Investimentos e pela análise do setor elétrico, de petróleo e petroquímico.

Donwload+

Ricardo Martins de Paiva Bastos

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Ricardo Martins de Paiva Bastos

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora e especialista em Gestão e Estratégia Financeira. Funcionário de carreira do Banco do Brasil cedido para a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), onde desempenha a função de Analista na Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários. Atualmente, é responsável pela elaboração da Política de Investimentos do plano CV da entidade.

Donwload+

Rodrigo Tavares dos Santos

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Rodrigo Tavares dos Santos

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Finanças e Gestão. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, atuou na BB DTVM na área Quant desenvolvendo modelos Smart Beta, Long & Short. Cedido para a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), desempenha a função de Analista na Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários. Atualmente, é responsável pela elaboração de cenários econômicos, modelagem e simulação para os planos CD e CV.

09h00

11h00

Auditório

AZ Quest 1

SESSÃO PLENÁRIA 5

ESTABILIDADE ECONÔMICA E ENTREGA DE BENEFÍCIOS

Auditório

AZ Quest 1

Um debate sobre os desafios macroeconômicos nacionais e internacionais – com tendência geral de queda nas taxas de juros – e seus efeitos sobre o mercado de capitais e políticas de investimentos que sustentem a manutenção da entrega de benefícios previdenciários. Ao mesmo tempo, uma discussão estratégica sobre diversificação, riscos, qualificação de processos e pessoas, e medidas para potencializar a oferta de instrumentos financeiros aderentes à necessidade de longo prazo da previdência complementar fechada, tendo a sua expansão como foco.

Mediadora

Donwload+

Denise Barbosa

Repórter e Apresentadora

Denise Barbosa

Repórter e Apresentadora

Jornalista há mais de 20 anos, Denise Barbosa se dedica ao noticiário econômico e financeiro desde 1999. Na GloboNews, ela faz reportagens para diversos jornais do canal e substituições como apresentadora no Jornal da GloboNews e no Conta Corrente. Manteve por 5 anos boletins diários da Bolsa de Valores. Trabalhou por uma década na TV Bloomberg em Nova York, onde apresentou o principal jornal da casa e também era editora. O canal encerrou as atividades em língua portuguesa em janeiro de 2010. É formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), e iniciou a carreira na TV Globo Minas, em Belo Horizonte. Foi apresentadora do MGTV, e fez reportagens para o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje.

Palestrantes

Donwload+

Gustavo Loyola

Sócio Diretor da Tendências Consultoria Integrada

Gustavo Loyola

Sócio Diretor da Tendências Consultoria Integrada

Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, exerceu a presidência do Banco Central do Brasil por duas vezes. É sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo e membro do Conselho de Administração de várias empresas.

Donwload+

Jorge Simino Junior

Diretor de Investimentos e Patrimônio da Funcesp

Jorge Simino Junior

Diretor de Investimentos e Patrimônio da Funcesp

Diretor de Investimentos e Patrimônio da Funcesp, responsável pela administração de cerca de R$ 26 bilhões em patrimônio para investimentos. É economista formado pela Universidade de São Paulo e é certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Foi diretor executivo do Unibanco Asset Management – Banco de Investimento S/A e depois sócio-diretor da MSConsult – Economia & Negócios. No decorrer de sua gestão na Funcesp, o fundo de pensão conquistou seguidos superávits. A solidez da gestão dos investimentos foi um dos indicadores para que a Funcesp recebesse a premiação “Pension Fund of the Year – Brazil”, nos anos de 2010 e 2011, atribuída pela publicação inglesa World Finance.

Donwload+

Zeina Latif

Economista-Chefe da XP Investimentos

Zeina Latif

Economista-Chefe da XP Investimentos

Mestre e doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), foi economista sênior para América Latina do Royal Bank of Scotland (RBS), economista-chefe do ING no Brasil, com passagens pelos bancos Real e HSBC, economista sênior da consultoria Tendências e professora do IBMEC. Em 2006, recebeu da Revista Forbes o prêmio Mulheres mais Influentes do Brasil, na categoria Economia e, em 2008, o prêmio de Melhor Economista-Chefe pela Ordem dos Economistas do Brasil.

09h30

10h30

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 17

CENÁRIO ATUAL: OS DESAFIOS E AS PROPOSTAS PARA O FOMENTO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA

Auditório

AZ Quest 3

O cenário atual requer propostas inovadoras e engajamento dos diversos atores do sistema e Poder Público para o efetivo crescimento da previdência complementar fechada.

Palestrantes

Donwload+

Luiz Fernando Brum

Coordenador da CTN de Assuntos Jurídicos da Abrapp

Luiz Fernando Brum

Coordenador da CTN de Assuntos Jurídicos da Abrapp

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás e autor e coautor de livros e artigos em Previdência Complementar. É gerente jurídico da Fundação CELG de Seguros e Previdência (Eletra),sócio do escritório Martins e Brum Advogados, coordenador da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da Abrapp e árbitro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Previc.

Donwload+

Patricia Linhares

Membro da CTN de Assuntos Jurídicos da Abrapp

Patricia Linhares

Membro da CTN de Assuntos Jurídicos da Abrapp

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Faculdade Baiana de Direito e professora convidada em cursos de pós-graduação em Direito Tributário e Previdência Complementar. Autora e coautora de livros e artigos em Direito Tributário e Previdência Complementar. É sócia do escritório Linhares e Advogados Associados e membro da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da Abrapp.

09h30

10h30

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 18

REGISTRO E DEPÓSITO: NOVO MARCO REGULATÓRIO NO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Auditório

AZ Quest 2

Nos últimos anos, o sistema financeiro nacional sofreu profundas mudanças regulatórias com o objetivo de elevar a segurança do mercado. Novas regras foram estabelecidas para a definição de papéis e responsabilidades dos agentes do mercado de capitais; maior robustez na supervisão e maior transparência ao investidor. É de suma importância entendermos a contribuição dos depositários centrais, auxiliando o registro e a negociação dos ativos no âmbito do mercado financeiro.

Palestrante

Donwload+

Fábio Zenaro

Superintendente de Produtos da B3

Fábio Zenaro

Superintendente de Produtos da B3

Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tem especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Negócios Internacionais pela State University of New York, e mestrado em Economia pelo Insper. Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, Zenaro trabalhou em instituições como BankBoston, HSBC, Banco Santander, Itaú Unibanco e Cetip. Atualmente, é superintendente de Produtos da B3 e professor de pós-graduação em Finanças do Insper.

10h00

ESPAÇO UNIABRAPP

TI A UM CLICK – IDEIAS SIMPLES QUE PODEM AJUDAR A RACIONALIZAR CUSTOS

Palestrante

Donwload+

Glauco Milhomem Balthar

Especialista da UniAbrapp

Glauco Milhomem Balthar

Especialista da UniAbrapp

Analista de sistemas, gestor de TI e sócio da Clamator Soluções em TI, empresa especializa em TI para Previdência Complementar. Fora dos “gramados”, é leitor, pensador, educador e ultramaratonista. Coordena equipes de desenvolvimento, inovação e infraestrutura. Já viabilizou diversas estratégias previdenciais em renomadas entidades de previdência complementar, tendo se especializado em soluções de TI para este ramo da economia. É membro da Comissão Técnica Nacional de TI da Abrapp e profissional certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) Atualmente se esforça para manter o equilíbrio de educar um garotão de dois anos e realizar importantes projetos de inovação, integração e automação de processos do Postalis, maior fundo de pensão em número de participantes do país, onde atua há mais de 12 anos.

10h00

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

CÁPSULA DO TEMPO

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

Case Previsc

10h30

ESPAÇO UNIABRAPP

A RESPONSABILIDADE DE CONSELHEIROS E DIRIGENTES

Palestrante

Donwload+

Adriana de Carvalho Vieira

Especialista da UniAbrapp

Adriana de Carvalho Vieira

Especialista da UniAbrapp

Advogada, graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócia do escritório Messina, Martins e Lencioni Advogados Associados, membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Previdência Complementar da Oabprev-SP e profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). É coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Governança da Abrapp, que busca estudar e propor ações voltadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos controles, ferramentas de gestão e indicadores de desempenho, fomentando a implementação das melhores práticas de Governança, através da sensibilização e do treinamento.

 

11h00

ESPAÇO UNIABRAPP

COMO ASSEGURAR O PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS DIANTE DOS ATUAIS DESAFIOS

Palestrante

Donwload+

Ana Márcia Carvalho

Especialista da UniAbrapp

Ana Márcia Carvalho

Especialista da UniAbrapp

É graduada em Administração de Empresas com MBA em Previdência Complementar – COPE UFRJ/Instituto Ideas e em Gestão Empresarial – CEFET/RJ. Consultora de Administração na área de Retirement da Mercer. Desde 1994, atua no mercado de Previdência Complementar, tendo trabalhado na administração de planos de benefício de grandes EFPC, dentre eles a Valia, em que coordenou a área de Folha de Benefícios. Ingressou na Mercer em 2007, como coordenadora de equipe de administração e desde 2010 atua como consultora de administração. Dentre as suas atividades, destacam-se o acompanhamento dos trabalhos mensais e o atendimento às obrigações legais para a sua carteira de cinco clientes.

11h00

11h30

Intervalo para Café

11h00

12h00

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 19

QUE SONHO VOCÊ QUER SONHAR – UM NOVO MODELO DE PREVIDÊNCIA PARA AS NOVAS GERAÇÕES

Auditório

AZ Quest 3

O perfil do potencial participante vem mudando ao longo do tempo, tornando as soluções previdenciárias oferecidas pouco atraentes. Serão abordados conceitos de Economia Comportamental, explicando como eles afetam os planos de previdência, bem como aspectos do novo perfil dos potenciais participantes e suas necessidades, propondo um desenho de plano de previdência e novas tecnologias para atrair esse público e atender suas demandas imediatas sem perder de vista o caráter previdenciário dos planos.

Palestrantes

Donwload+

Glewerson Luiz Caron

Assessor da Diretoria Executiva da Fundação Copel e Membro da CTN de Seguridade da Abrapp

Glewerson Luiz Caron

Assessor da Diretoria Executiva da Fundação Copel e Membro da CTN de Seguridade da Abrapp

Advogado e bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), possui MBA em Previdência Complementar pela Universidade Positivo. É especialista da UniAbrapp e em Processo Civil. Membro da Comissão Técnica Nacional de Seguridade da Abrapp e coordenador da Comissão Técnica Regional de Previdência Complementar. Profissional certificado pelo ICSS. Atuou como gerente nas áreas de Regulação, Negociação e Produtos e na área administrativa da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. Foi Secretário Municipal de Saúde de Campo Largo – PR. Atualmente, é assessor da Diretoria Executiva da Fundação Copel de Previdência e Assistência Social.

Donwload+

Maria Elisabete Silveira Teixeira

Diretora de Seguridade da Valia e Coordenadora da CTN de Seguridade da Abrapp

Maria Elisabete Silveira Teixeira

Diretora de Seguridade da Valia e Coordenadora da CTN de Seguridade da Abrapp

Engenheira química graduada pela UFRJ, analista de sistemas graduada pela PUC/RJ com MBA Executivo e pós-graduação em Finanças pela COPPEAD da UFRJ e certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). É diretora de Seguridade da Valia e coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Seguridade da Abrapp.

11h00

12h00

Auditório

AZ Quest 2

TEMA 20

CENÁRIO ECONÔMICO DE LONGO PRAZO

Auditório

AZ Quest 2

O cenário econômico de longo prazo se baseia nas condições do mercado financeiro internacional, com persistência da taxa de juro em nível baixo e da tolerância ao risco com os países emergentes. Essa premissa continuaria a favorecer a taxa de juro do Brasil, a qual poderia se beneficiar adicionalmente com a redução do endividamento público interno. O aumento da longevidade e queda dos juros pode ser considerado como o cenário de longo prazo mais desafiador para a gestão dos planos de benefícios.

Palestrante

Donwload+

Jair Ribeiro

Especialista da Eletros

Jair Ribeiro

Especialista da Eletros

Graduado em Ciências Econômicas pela PUC-RJ, mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ, ocupa o cargo de Especialista na Fundação Eletrobrás de Seguridade Social (Eletros).É autor do livro Risco de Mercado dos Investimentos de Fundo de Pensão. Há 25 anos atua no segmento de Previdência Complementar, contribuindo com artigos, palestras e treinamentos relacionados à gestão de riscos e de investimentos.

11h30

ESPAÇO UNIABRAPP

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS E O PROCESSO DECISÓRIO NAS EFPC

Palestrante

Donwload+

Silvania Godoi Ferreira

Gerente no Núcleo de Controladoria da Previ

Silvania Godoi Ferreira

Gerente no Núcleo de Controladoria da Previ

Graduada em Ciências Contábeis, com especialização em Finanças (PUC RIO), MBA em Gestão de Risco (USP/FIPECAFI) e mestrado em Gestão Empresarial (FGV RJ). Atualmente, é gerente no Núcleo de Controladoria da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), onde atuou na área de Investimentos Imobiliários. É funcionária de carreira do Banco do Brasil há 24 anos e exerceu diversas funções nas Diretorias de Controladoria, Finanças e Mercado de Capitais.

11h30

13h30

Auditório

AZ Quest 1

SESSÃO PLENÁRIA 6

A NOVA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR:
DIGNIDADE PARA O INDIVÍDUO, SUSTENTABILIDADE PARA EMPRESAS E GOVERNOS

Auditório

AZ Quest 1

Um compromisso com a valorização da poupança interna e da previdência complementar fechada como mecanismo de proteção e manutenção da dignidade, por meio de exemplos concretos e de uma visão empresarial estratégica de que a expansão do Sistema para todos contribui, também, para a sustentação de um mercado consumidor no futuro, além de aliviar a pressão sobre o Estado com impacto positivo na economia e sociedade.

Mediadora

Donwload+

Christiane Pelajo

Jornalista

Christiane Pelajo

Jornalista

É uma das mais respeitadas jornalistas da mídia nacional. Trabalhou na Globonews, apresentando as edições noturnas do jornal Em Cima da Hora e do programa Pelo Mundo. Foi apresentadora do Jornal da Globo, onde ficou durante 10 anos. Voltou para a Globonews para ser a âncora da Edição das Quatro, telejornal com duas horas de duração, de segunda a sexta, ao vivo. Ela também é coordenadora e uma das autoras do aclamado livro “Ser+ em Comunicação”, obra voltada para o universo corporativo e seu processo de comunicação, que traz artigos de grandes profissionais de jornal e televisão, visando o desenvolvimento da linguagem oral e textual de seus leitores.

Debatedores

Donwload+

Carlos José da Costa André

Diretor Executivo da BBDTVM

Carlos José da Costa André

Diretor Executivo da BBDTVM

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças pelo IBMEC-Brasil. Atualmente, é vice-presidente da ANBIMA e trabalha no Banco do Brasil, tendo ocupado várias posições executivas nas áreas de Mercado de Capitais, Gestão de Recursos e Finanças. É diretor executivo de Gestão de Fundos da BB DTVM S/A, gestora de recursos de terceiros do Banco do Brasil.

Donwload+

Deborah Vieitas

CEO da Amcham

Deborah Vieitas

CEO da Amcham

É a primeira mulher neste posto em quase cem anos da entidade. Mestre em Economia Internacional, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Administração Pública pela École Nationale d’Administration (ENA), além de bacharel em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, e em Jornalismo, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem cidadania brasileira e francesa e é membro do Grupo Mulheres do Brasil, da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e da Women Corporate Directors. Com vasto histórico na direção de instituições financeiras e na Associação Brasileira de Bancos Estrangeiros, ela esteve à frente de instituições como Caixa Geral de Depósitos, BNP Paribas, Crédit Commercial de France e Unibanco. Foi eleita pelo jornal Valor entre as 10 melhores executivas do país em 2014.

Donwload+

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Luís Ricardo Marcondes Martins

Diretor-Presidente da Abrapp

Diretor-Presidente da Abrapp, Diretor-Presidente da OABPrev-SP, Advogado, sócio da Messina, Martins, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Foi diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo – CAASP, vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, conselheiro seccional da OAB/SP, presidente da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP, vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp), membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar e diretor jurídico da Abrapp. Certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Donwload+

Mauro Rodrigues da Cunha

Presidente da Amec

Mauro Rodrigues da Cunha

Presidente da Amec

Formado em Economia pela PUC-RJ, detém a designação CFA, além de um MBA pela Universidade de Chicago. É presidente da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais. Foi responsável pela área de Renda Variável da Opus Gestão de Recursos, sócio-sênior da Mauá Investimentos, diretor de Investimentos da Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda., e de sua antecessora, a Bradesco Templeton Asset Management, sócio da empresa Investidor Profissional e membro do Comitê de Investimento do principal fundo daquela instituição, o IP-Participações. Registra passagens pela Morgan Stanley Asset Management, Deutsche Morgan Grenfell, Bank of America Latin American Private Equity e Banco Pactual. Atuou como Presidente do Conselho de Administração do IBGC.

Donwload+

Paulo Cesar dos Santos

Subsecretário da SRPC

Paulo Cesar dos Santos

Subsecretário da SRPC

Servidor Público Federal, especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, bacharel em Ciências Econômicas com especialização em Administração Financeira pela FGV, Gestão Atuarial e Financeira pela Fipecafi/USP, pela Unyleya. Atualmente, exerce o cargo de subsecretário do Regime de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e atua como presidente da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC). É presidente da Comissão Permanente de Fundos e Planos de Pensão da Organização Iberoamerica de Seguridade Social (OISS).

Donwload+

Sérgio Cutolo

Vice-Presidente Anbima

Sérgio Cutolo

Vice-Presidente Anbima

Sócio diretor do Banco BTG Pactual e vice-presidente da ANBIMA. Foi sócio do Banco Pactual, diretor executivo do UBS Pactual e exerceu diversos cargos no governo federal, entre eles ministro da Previdência e presidente da Caixa Econômica Federal. É formado em Economia e pós-graduado pela Universidade de Brasília.

Palestrante

Donwload+

Ricardo Amorim

Economista

Ricardo Amorim

Economista

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, com mais de 20 anos de presença destacada no mercado financeiro global, com passagens por Europa, EUA e Brasil. Economista mais influente do Brasil de acordo com a revista americana Forbes. Dirige a Ricam Consultoria, prestando assessoria econômico-financeira, de investimentos e de estratégia para clientes em todo o mundo. Além disso, é um dos apresentadores do programa “Manhattan Connection” da Rede Globo, canal Globonews. É também o único brasileiro entre os melhores e mais importantes palestrantes mundiais do site britânico Speakers Corner e o maior influenciador no LinkedIn em todo o mundo, excetuando-se os países de língua inglesa.

12h30

13h30

Auditório

AZ Quest 3

TEMA 21

GESTÃO ATIVA E GESTÃO PASSIVA – POSSIBILIDADES NO MERCADO BRASILEIRO

Auditório

AZ Quest 3

Um dos temas mais debatidos em Finanças ao longo das últimas décadas, a necessidade de optar por gestão ativa ou passiva em certas carteiras de investimentos continua presente na vida dos investidores. A escolha por uma ou outra estratégia repousa, entre outras, na visão do investidor sobre a eficiência dos mercados na formação dos preços dos ativos financeiros, uma questão sob contínua pesquisa por parte dos acadêmicos em todo o mundo.

Palestrante

Donwload+

Everaldo França

Diretor-Presidente da PPS

Everaldo França

Diretor-Presidente da PPS

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, é especialista da UniAbrapp e professor de programas de pós-graduação e MBA da FIA, assim como palestrante frequente em eventos internacionais de fundos soberanos e EFPC, geralmente discorrendo sobre gestão de carteiras e sobre o Brasil. É diretor-presidente e sócio fundador da PPS Portfolio Performance, consultoria de investimentos focada em EFPC. Autor de publicações nacionais e internacionais abordando investimentos e metodologias de avaliação de desempenho de carteiras, além de ser premiado internacionalmente pela sua atuação e da PPS na área de investimentos.

13h30

ESTANDE INSTITUCIONAL

ESPAÇO BOAS PRÁTICAS

NOVO IGI – INDICADORES DE GESTÃO DE INVESTIMENTOS DA ABRAPP

ESTANDE INSTITUCIONAL

Apresentação

Donwload+

NetInvest

13h30

15h00

Almoço DE ENCERRAMENTO